100 ANOS DE VIDA E MISSÃO
As páginas que marcaram as comemorações do centenário da Diocese de Nazaré foram cheias de encontros, dinamismo, fé e muita gratidão a Deus. Durante o triênio de celebrações (2015-2018), muitos eventos foram realizados: peregrinações, visitas pastorais missionárias, concentrações regionais, homenagens, 100 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento, dentre outros acontecimentos que intensificaram o júbilo desse tempo festivo e compuseram um registro, na história, que ecoará para as futuras gerações.
VISITA DA IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA APARECIDA
No dia 19 de abril de 2016, uma terça-feira, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Conceição Aparecida chegou à Diocese de Nazaré. Ela foi acolhida por leigos e membros do clero diocesano no Centro Pastoral Dom Manoel Lisboa de Oliveira, em Carpina-PE. Até o mês de setembro, a imagem peregrina percorreu todas as paróquias e áreas pastorais da diocese, visitando capelas, bairros, escolas e repartições públicas. No dia 04 de setembro, ela foi entronizada na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata. A peregrinação aconteceu em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717, por três pescadores, nas águas do rio Paraíba do Sul, em Guaratinguetá-SP.
IMAGEM PRIMITIVA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO, PADROEIRA DA DIOCESE DE NAZARÉ
No ano seguinte, 2017, aconteceu outra peregrinação mariana nas paróquias, setores e áreas pastorais da Diocese de Nazaré, desta vez com a imagem primitiva de Nossa Senhora da Conceição, padroeira diocesana. O evento aconteceu de 10 de janeiro de 2017 até 25 de novembro do mesmo ano, marcando, assim, o segundo ano do triênio de comemorações em vista do jubileu centenário desta Igreja Particular.
VISITAS PASTORAIS MISSIONÁRIAS
As visitas pastorais missionárias aconteceram no período de março de 2017 a julho de 2018. Durante as visitas pastorais, o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, realizou celebrações, visitações a capelas, comunidades, escolas e repartições públicas, e se reuniu com fiéis e lideranças dos diversos movimentos e pastorais. A cada encontro, o seu apelo insistente para que Jesus seja o centro da vida e de toda a ação missionária. Em todas as comunidades paroquiais, Dom Lucena deixou a sua marca de pastor, de cuidador, de presença sacramental de Cristo e testemunho do Senhor ressuscitado.
EXPOSIÇÃO DOS 100 ANOS DA DIOCESE DE NAZARÉ
A Exposição “100 Anos de Vida e Missão”, na Igreja do Bom Jesus dos Passos, inaugurada no dia 02 de agosto de 2017, foi um dos marcos do Ano Jubilar. O local atualizou e enalteceu a história da Diocese de Nazaré e fez ressurgir fatos, lugares e pessoas que teceram o patrimônio espiritual desta Igreja Particular durante o século de sua criação: Papas, bispos, padres, diáconos, religiosos(as), líderes mundiais, leigos(as), movimentos e pastorais; todos foram lembrados. No acervo, imagens e fotografias que revestiam – com material adesivo, painéis e quadros – toda a parte interna da capela, estabelecendo uma inseparável e bem arquitetada conexão entre Igreja e sociedade, fé e cultura, homem e Deus. A curadoria foi do padre José Ramos da Silva.
ROMARIA INTERDIOCESANA
No dia 29 de abril de 2018, o Santuário de São Severino, em Paudalho-PE, acolheu a primeira Romaria Interdiocesana realizada na Diocese de Nazaré. Estavam presentes os bispos das dioceses centenárias: Dom Paulo Jackson (Garanhuns), Dom José Luiz Ferreira Salles, SCSr (Pesqueira) e Dom Francisco Lucena (Nazaré), além de caravanas de fiéis advindas das três dioceses irmãs, que foram desmembradas da Arquidiocese de Olinda e Recife no mesmo dia e com o mesmo decreto, através da Bula “Archidioecesís Olindensis et Recifensis”, aos 02 de agosto de 1918.
A romaria ao Santuário do Engenho Ramos, um dos mais importantes centros de Romaria do Brasil, encerrou o itinerário de visitas acordadas entre as três dioceses, no triênio de preparação para a celebração dos 100 anos. A primeira aconteceu em Garanhuns, no Santuário da Mãe Rainha; a segunda, em Pesqueira, no Santuário da Misericórdia, situado no município de Arcoverde; e a última, no Santuário de São Severino do Ramos.
ENCONTRO HISTÓRICO NA CATEDRAL DA SÉ DE OLINDA
No dia 07 de maio de 2018, houve uma celebração histórica, na Catedral Metropolitana, em Olinda-PE, que reuniu o clero das três dioceses irmãs: Garanhuns, Nazaré e Pesqueira. O encontro foi motivado pela comemoração dos 100 anos de missão dessas igrejas particulares, nascidas do desmembramento da Arquidiocese de Olinda e Recife, em 1918, e contou com apresentações culturais, palestras e celebração eucarística de encerramento.
Na ocasião, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, entregou aos bispos das referidas dioceses um cópia da bula papal “Archidioecesis Olindensis et Recifensis”, assinada pelo Papa Bento XV, aos 02 de agosto de 1918, que determina a criação das três novas circunscrições eclesiásticas.
HOMENAGENS À DIOCESE
Em sessão realizada na noite do dia 02 de maio de 2018, a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) comemorou o centenário da Diocese de Nazaré. A reunião solene, requerida pelo deputado Antônio Moraes (PP) e presidida pelo deputado Joaquim Lira (PSD), aconteceu no Auditório Senador Sérgio Guerra, e reuniu autoridades públicas, sacerdotes, representantes de novas comunidades e fiéis da Igreja de Nazaré. Participou da cerimônia, também, o Monsenhor Lino Rodrigues Duarte, vigário geral da Arquidiocese de Olinda e Recife.
Outra homenagem à Diocese de Nazaré aconteceu durante a visita pastoral de Dom Francisco Lucena à cidade de Glória do Goitá. A Sessão Solene, ponto forte de sua visita pastoral, aconteceu na noite do dia 18 de maio, às 19h, na Câmara de Vereadores do município, em comemoração ao 100 anos da Diocese e aos 180 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Glória.
ORDENAÇÃO DE DOM LIMACÊDO ANTÔNIO
Um momento de grande alegria e emoção para a Igreja Particular de Nazaré, no ano do Jubileu Centenário de sua criação, foi a ordenação de Dom Limacêdo Antônio da Silva, filho de Nazaré da Mata, na tarde do dia 10 de junho de 2018, em frente à Catedral Diocesana. A celebração teve como bispo ordenante Dom Francisco Lucena (bispo de Nazaré), e como bispos coordenantes Dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, e Dom Severino Batista, bispo emérito de Nazaré. Dom Limacêdo foi nomeado pelo papa Francisco, aos 04 de abril de 2018, bispo titular de Salde e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.
O SELO COMEMORATIVO
Nas comemorações do centenário de criação da Diocese de Nazaré, os Correios, em parceria com a Diocese, lançaram o Selo Personalizado, imortalizando a data jubilar com a emissão de uma estampilha postal com o brasão do centenário desta Igreja Particular. O lançamento do selo comemorativo ocorreu no dia 01 de julho de 2018, domingo, no Centro Pastoral Dom Manoel Lisboa, em Carpina (PE). A cerimônia aconteceu, às 10h, durante o jubileu diocesano da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS), que reuniu cerca de 1500 pessoas, entre sócios e zeladores de todas as paróquias da diocese.
CONCENTRAÇÕES REGIONAIS
Também em preparação para a celebração dos 100 Anos de Vida e Missão da Diocese de Nazaré foram realizadas concentrações nas quatro Regiões Pastorais que, até então, integravam esta Igreja Particular. Os encontros reuniram caravanas de várias cidades, numa tarde de fraternidade, louvor, partilha e celebração. Caminhadas, momentos de louvor e celebração eucarística também integraram o roteiro do evento.
100 HORAS DE ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Na última semana do mês de julho de 2018, entre os dias 23 e 26, aconteceram as 100 horas de Adoração ao Santíssimo Sacramento em preparação para o I Congresso Eucarístico Diocesano, e também em vista do centenário. Foram 25 horas por Região Pastoral. Todas as paróquias e áreas pastorais de cada região estiveram em unidade nestes dias, vivenciando 25 horas de adoração: das 06h às 07h do dia seguinte. Ao longo do dia, haviam momentos específicos para ‘Horas Santas’ de oração e intercessão pelas seguintes intenções: famílias, vocações sacerdotais e religiosas, sacerdotes, missionários e pelo Ano do Laicato.
I CONGRESSO EUCARÍSTICO DIOCESANO
O I Congresso Eucarístico Diocesano aconteceu entre os dias 02 e 04 de agosto de 2018, na Quadra de Esportes da Escola de Aplicação Professor Chaves, em Nazaré da Mata-PE. Cerca de 400 pessoas – entre padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, leigos e leigas de toda a Diocese – participaram do encontro, que teve como tema: “Eucaristia: Vida e Missão” e lema: “Eles o reconheceram no partir do pão” (Lc 24,35). O Assessor do Congresso foi o bispo diocesano de Palmares (PE), Dom Henrique Soares. Também marcaram presença os bispos Dom José Luiz Ferreira Salles (Diocese de Pesqueira) e Dom Limacêdo Antônio (Auxiliar de Olinda e Recife).
Conferências, missas, momentos oracionais, sessão de perguntas e respostas, oficinas e vigília integraram a programação do evento, que foi encerrado na tarde do dia 04, sábado, festa de São João Maria Vianney e dia dedicado ao padre, com a celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, e concelebrada pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giovanni d’Aniello. Congressistas, MECES, coroinhas e o clero da Diocese de Nazaré participaram da celebração, que aconteceu na Praça dos Lanceiros.
Após a Santa Missa, todos seguiram em caminhada até a Praça da Catedral, onde receberam a bênção do Santíssimo Sacramento. A Procissão Luminosa com o Santíssimo Sacramento percorreu a avenida principal da cidade, numa manifestação pública de fé, amor e adoração a Jesus Eucarístico.
SOLENE CONCELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA DO CENTENÁRIO
O dia 05 de agosto de 2018 ficará marcado na história e na memória de todos aqueles que participaram, ou mesmo acompanharam (pelos veículos de comunicação), da celebração festiva pelos 100 Anos de Vida e Missão da Diocese de Nazaré. Milhares de pessoas – entre fiéis leigos e leigas, religiosos(as), seminaristas e membros do clero – marcaram presença na solene concelebração eucarística do centenário, que foi presidida pelo Núncio Apostólico Dom Giovanni d’Aniello, representante do Papa Francisco no Brasil. A Santa Missa aconteceu, às 16h, na Praça Papa João XXIII, em frente à Catedral Nossa Senhora da Conceição, na cidade de Nazaré da Mata-PE. Participaram e concelebraram a eucaristia outros 12 arcebispos e bispos de dioceses e arquidioceses que integram o Regional Nordeste2 da CNBB.
Na ocasião, foi lida pelo vigário geral, Pe. Antônio Inácio, a mensagem enviada pelo Papa Francisco à Diocese de Nazaré. Em sua saudação, o Pontífice assegurava sua estima e união espiritual, e afirmou partilhar dos sentimentos de louvor e gratidão à Santíssima Trindade “pelos incontáveis benefícios recebidos ao longo destes 100 anos de evangelização e consolidação eclesial, pela generosa ação de seus bispos, padres, religiosos(as) e leigos, que foram fiéis ao mandado recebido do Senhor: ‘Vós sereis minhas testemunhas’”.
No final da celebração, todos os padres da Diocese de Nazaré receberam, nominalmente, das mãos do bispo diocesano, uma réplica da placa comemorativa dos 100 Anos. A original foi descerrada no interior da Catedral por Dom Giovanni d’Aniello, Dom Francisco Lucena e Dom Fernando Saburido.