SANTUÁRIOS NA DIOCESE DE NAZARÉ
(Propriedades Particulares)
SANTUÁRIO DE SÃO SEVERINO
Localizado no município de Paudalho, o Santuário de São Severino do Ramos (privado) é considerado um dos maiores centros de romaria, não só de Pernambuco e do Nordeste, mas um dos mais importantes do Brasil. Mesmo não sendo um centro diocesano, a Diocese de Nazaré, através da Paróquia Divino Espírito Santo de Paudalho, presta um importante serviço religioso – com atendimentos, celebrações eucarísticas e assistência sacramental – àqueles que ali comparecem. Hoje, por lei municipal, a Romaria de São Severino do Ramos é reconhecida como patrimônio cultural, religioso imaterial.
Os primeiros relatos da realização de prodígios por intermédio de São Severino datam do século XIX, quando se iniciou a história de que a estátua do santo seria o próprio cadáver incorrupto de São Severino. A notícia, na época, se espalhou entre os habitantes das regiões e diversos fiéis, de vários lugares do Nordeste, passaram a frequentar a Igreja de Nossa Senhora da Luz, no Engenho Ramos (daí o nome de São Severino do Ramos, ou seja, do Engenho Ramos).
Esse engenho foi desativado na década de 1920, mas a referida estátua se encontra até hoje no presbitério da Igreja. Esse lugar é também um centro de ex-votos, onde os fiéis vem pagar suas promessas e deixar representações daquilo que alcançaram.
São Severino Mártir, de acordo com a tradição, foi um soldado romano martirizado por causa de sua fé, nos primeiros séculos do cristianismo.
Endereço: Estr. São Severino, Aldeia, 55825 – 000, Paudalho – PE
Telefone: (81) 98603-6386
SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
O Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (privado) fica localizado no povoado de Umari, em Bom Jardim, Agreste pernambucano, apesar de estar ligado pastoralmente à Paróquia São Sebastião de Surubim, que oferece uma importante assistência espiritual através de celebrações eucarísticas e por meio da atuação de vários movimentos e pastorais.
A igreja fica no interior de duas grandes rochas e possui um altar dedicado à santa e também a São José. As responsáveis pelo santuário são as irmãs Josefa Juvino Ramalho da Silva e Luzia Dias Ramalho de Lima, netas de Severino Dias Ramalho – o responsável por idealizar o projeto de transformação do local em um templo religioso.
Tudo começou em 1944, quando Severino Dias, sempre muito devoto de Nossa Senhora de Lourdes, soube das aparições da santa, no ano de 1858, na Gruta de Massabielle, em Lourdes, na França. Percebendo algumas semelhanças entre a gruta Massabielle e algumas rochas que avistava diariamente em seu percurso para o trabalho, ele sentiu que aquele lugar, conhecido popularmente como “Pedra do Boi”, “poderia ser uma casa de oração”, conforme declara Luzia Dias.
A primeira Missa, na gruta de Umari, aconteceu em 1946. Na ocasião, fiéis seguiram em procissão de Surubim, com a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, e de João Alfredo, com a imagem de Santa Bernadete. A partir de então, o local, que atrai centenas de romeiros de todos os lugares do Estado, passou a receber um número expressivo de visitações, sobretudo entre os meses de setembro e fevereiro. Muito fiéis procuram o templo para pagar promessas e alcançar milagres.
O novenário de Nossa Senhora de Lourdes é realizado, tradicionalmente, no período de 03 a 11 de fevereiro.
Endereço: Povoado de Umari, 55730 – 000, Bom Jardim – PE
Telefone: (81) 99733-238
- Com informações do Jornal Voz do Planalto