ESCUDO: campo azul, 12 estrelas, um lírio e sob este as duas letras iniciais da palavra Cristo.
INSÍGNIAS: diocesanas – cruz, mitra e báculo.
LEMA: “Cum Maria Matre Iesu”
Na parte superior, se vê a mitra, sinal de que a Diocese tem como princípio a unidade visível com o Bispo, Sucessor dos Apóstolos. E cruzam-se o báculo pastoral e a cruz processional, significando a missão de conduzir todo o rebanho ao Cristo Salvador.
No centro, o campo em azul representa o manto de Nossa Senhora da Conceição, sob cuja proteção está posto todo o território da Diocese de Nazaré. O lírio, por sua pureza, também simboliza Nossa Senhora da Conceição, padroeira diocesana, com 12 estrelas sobre a cabeça, como narrado no Ap 12,1ss, Mãe de Jesus Cristo, fruto bendito de Seu ventre, representado por duas letras do alfabeto grego (X+P), que formam as iniciais da palavra Cristo. Sendo Mãe de Jesus, Maria é também Mãe da Igreja. Como ela deu o Salvador ao mundo, continua a dá-lo hoje.
Na parte inferior, o lema: Cum Maria Matre Iesu (Com Maria, Mãe de Jesus), colhido dos Atos dos Apóstolos (1,14), refere-se a presença de Nossa Senhora no Cenáculo, quando os Apóstolos se preparavam para a vinda do Espírito Santo. “Todos eles perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres e Maria, a Mãe de Jesus”. Anunciar e testemunhar, como Apóstolos, a Jesus Cristo, o Evangelho do Pai, na força do Espírito Santo, acompanhados “Com Maria, Mãe de Jesus”.
*A descrição original do Brasão não foi encontrada.