O clero da Diocese de Nazaré esteve reunido na manhã da última terça-feira, 02 de março de 2021, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. Nos principais assuntos da reunião deste mês de março: os desdobramentos da 20ª Assembleia Diocesana de Pastoral avaliativa, as iniciativas da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética na formação dos catequistas, curso para a renovação do quadro de MECEs nas paróquias e celebrações em tempos de pandemia.
A pauta de abertura, após a oração inicial, foi desenvolvida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que acolheu os presentes e elencou o principais tópicos a serem discutidos na reunião. Em seguida, o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Pedro Nascimento, fez uma avaliação da 20ª Assembleia Diocesana, realizada no dia 05 de fevereiro de 2021, apresentando o resultado das discussões, já inserido no Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023).
Na sequência, o coordenador diocesano da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Romário Silva, falou da Escola de Formação para catequistas, que tem início previsto para o próximo ano, com encontros semestrais, no período de férias dos meses de janeiro e julho. Além disso, ele comentou da retomada de um projeto, já em fase de estruturação, referente à elaboração de um Plano Diocesano de Iniciação à Vida Cristã de inspiração catecumenal. A ideia é oferecer um material para o fortalecimento dessa metodologia nas paróquias.
Sobre isso, o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, pediu a abertura e disponibilidade de todos para fazer um trabalho conjunto, a fim de que a catequese de expressão catecumenal possa caminhar concretamente na realidade das paróquias, áreas e setores pastorais da Igreja Particular de Nazaré.
Padre Romário lembrou, ainda, que a abertura de novas turmas de catequese só acontecerá no próximo semestre (nos meses de julho e agosto) e informou de um subsídio que será enviado a todos os catequistas para um trabalho de formação e atualização sobre o Ano de São José. O texto contém símbolos, a Palavra de Deus e do Magistério da Igreja, que ajudam a abordar a temática de forma dinâmica e oracional.
Depois, o assessor eclesiástico diocesano dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs), Pe. Francisco Valdemar, divulgou o curso, que será realizado entre os meses de maio e junho deste ano, com a finalidade de renovar o quadro de MECEs nas paróquias em que haja certa urgência para isso, tendo em vista as circunstâncias impostas pela pandemia da Covid-19. Essa foi uma das necessidades apontadas na Assembleia, sob a alegação de que muitos ministros, já idosos, integram o grupo de risco e não têm condições de realizar as visitas aos enfermos neste tempo.
O curso acontecerá nas próprias paróquias, em dois sábados, das 8h às 16h, e será ministrado por seminaristas, diáconos, padres e membros da Comissão Diocesana dos MECEs. Padre Valdemar também disse que um Manual, já elaborado e em fase de avaliação, será entregue aos ministros para auxiliar nas visitas aos enfermos, celebração das exéquias e uma série de outras instruções, além de sugestões de músicas e orações.
Posteriormente, o bispo diocesano leu e reforçou as orientações do novo Comunicado, publicado na mesma terça-feira (02), tendo em vista o decreto do Governo do Estado, de 1º de março de 2021, que proíbe a realização de celebrações com a presença de fiéis, durante os finais de semana, até 17 de março. Dom Lucena motivou a realização de celebrações com os fiéis durante a semana, até o horário estabelecido (20h), e nos finais de semana, a manutenção dos horários das missas com transmissão pelos meios de comunicação.
Na ocasião, ainda, o prelado anunciou a nova composição dos padres coordenadores de cada uma das sete regiões pastorais que constituem a Diocese de Nazaré, tendo em vista as mudanças que houveram com as últimas transferências e nomeações, em 1º de dezembro de 2020. Seguem os nomes dos padres e as respectivas regiões pastorais: Pe. Diego Roberto (Região Pastoral Carpina), Pe. Antonio Inácio (Região Pastoral Goiana), Pe. José Ramos (Região Pastoral Limoeiro), Pe. Tony Morais (Região Pastoral Nazaré), Pe. Ailton Maciel (Região Pastoral Orobó), Pe. Paulo Corrêa (Região Pastoral Timbaúba) e Pe. Severino João (Região Pastoral Surubim).
Também foi comunicado um trabalho de formação mensal que será realizado com todos os seminaristas, dos dois seminários, uma vez que os mesmos estão participando de aulas remotas em casa (nas suas paróquias). Essas formações serão assessoradas pelos confessores e diretores espirituais dos seminários, juntamente com o Pe. Paulo Corrêa (psicólogo), que também acompanhará as turmas. Os seminaristas do Menor e Propedêutico participarão dos encontros no próprio Seminário Nossa Senhora de Lourdes, em Surubim, e os do Maior (Seminário Rainha dos Apóstolos), no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE.