A última reunião do clero deste ano de 2021 aconteceu na manhã de terça-feira (07), no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. O encontro foi marcado por um momento de confraternização entre padres, diáconos e seminaristas estagiários, que contou com sorteio de brindes, entrega de presentes e almoço festivo.
Em suas palavras introdutórias, após a oração do Ofício das Leituras, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, falou sobre o advento e sua chamada à renovação do nosso coração e de toda a nossa existência, preparando-nos para o Natal do Senhor, “que deve ser celebrado com muito amor nas nossas paróquias e comunidades”, destacou. E aproveitou para desejar a todos um Natal de muita alegria e felicidade, e Ano Novo cheio de paz e saúde.
Dom Lucena também pediu orações pela recuperação do diácono José Ferreira da Silva, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em João Alfredo-PE, que continua com a saúde bastante fragilizada.
Na pauta de abertura da reunião, foi apresentado um projeto de assessoria de enfermagem para o clero de Nazaré, desenvolvido pelo enfermeiro Bruno Andrade e pela técnica em enfermagem Carla Braz. Segundo Bruno, o foco do projeto é a prevenção e promoção da saúde, visto que, pela dedicação intensa às atividades religiosas, muitos sacerdotes acabam não cuidando devidamente da própria saúde.
Apesar de destinar-se, a princípio, ao bispo e aos padres, há a proposta de que a ação se estenda, posteriormente, aos seminaristas. O primeiro passo dos trabalhos é um mapeamento. Na ocasião, cada presbítero recebeu e respondeu uma ficha, cujos dados serão organizados por data de nascimento para a marcação de consultas e exames periódicos. A marcação desses exames será feita pelos profissionais responsáveis pelo projeto através do plano de saúde do clero.
Outro tópico de destaque no encontro mensal deste mês de dezembro foi sobre a cobrança por uso de imagens do Santo Padre. Na manhã da última segunda-feira (06), Dom Francisco Lucena e Dênes Souza (Pascom) participaram de uma videoconferência promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acerca desse assunto. Foram mais de 250 pessoas, entre bispos, padres, advogados e leigos (agentes da Pastoral da Comunicação) de outras (arqui)dioceses do Brasil.
As orientações foram dadas pelo jornalista Silvonei Protz (Rádio Vaticano) e pelo advogado Lucas Maia, sob a mediação do Secretário-Geral da CNBB, Dom Joel Portella (bispo auxiliar de São Sebastião, do Rio de Janeiro-RJ). A questão é que existem algumas fotos nas plataformas digitais do Vaticano que são protegidas por direitos autorais e não podem ser utilizadas ou publicadas por outros veículos. Nestes casos, o Vaticano adquiriu dos proprietários o direito de reprodução apenas em seus sites. Isto vale para fotos de agências de imprensa como: Reuters, AFP-Agence France Presse, ANSA, AP-Associated Press, etc.
“As fotografias presentes no site de VaticanNews e que não podem ser republicadas são reconhecíveis porque na parte inferior delas está o nome da Agência de Imprensa que detém os direitos”, explica trecho de carta do Dicastério para a Comunicação, no Vaticano, publicada em 13 de janeiro de 2021, dirigida aos bispos, sacerdotes e comunicadores.
A carta afirma que pode ser concedida livremente a autorização para a republicação por parte de dioceses, paróquias e outras entidades eclesiais de fotografias que acompanham artigos jornalísticos se forem produzidas pelos próprios órgãos de comunicação do Vaticano (Serviço Fotográfico vaticano, Rádio Vaticano, Vatican News, Vatican Media).
Na sequência, o coordenador da Comissão Diocesana da Cultura e Educação, padre José Ramos, comentou sobre o andamento do convênio entre a Diocese de Nazaré e a Universidade de Pernambuco (UPE). O bispo diocesano já revisou e reenviou a minuta desse convênio para a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da UPE; a equipe da universidade acolheu todas as revisões e está vendo uma data entre as autoridades para a assinatura do mesmo.
A parceria visa a realização de ações nas paróquias com foco na educação, tendo em vista a Campanha da Fraternidade 2022 (CF 2022) com o tema: “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Estarão contemplados, neste trabalho, o pilar da caridade, presente no Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023), e as pastorais ligadas à Comissão da Cultura e Educação (Escolar e Universitária).
O padre José Ramos pontuou que a Diocese de Nazaré é a primeira a desenvolver esse tipo de trabalho em convênio com a UPE. A iniciativa pioneira objetiva oferecer aos fiéis o acesso ao “Prevupe”, através dos alunos em formação na respectiva universidade. Ainda haverá uma reunião para que a Universidade de Pernambuco informe, exatamente, o que vai disponibilizar, de modo concreto, para essa ação nas paróquias. A Comissão para a Cultura e Educação também produzirá uma cartilha para orientar as paróquias como utilizar esse serviço.
Após o intervalo do lanche, o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, apresentou e fez uma leitura rápida do texto final que comporá o encarte 2022 do Plano Diocesano Pastoral (2020-2023), com os acréscimos e ajustes fruto das contribuições da 21ª Assembleia Diocesana de Pastoral, contemplando os quatro pilares (Palavra, Pão, Caridade, Missão), o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) e o Sínodo dos Bispos, cuja fase diocesana foi estendida até 15 de agosto de 2022 e, por essa razão, o cronograma dessa etapa passou por uma alteração nas datas.
Referindo-se ao calendário diocesano, Dom Lucena aproveitou para instruir que as indicações de atividades e eventos, por parte dos movimentos, pastorais e serviços, devem ser mais objetivas, afirmando que as especificações não são necessárias para a construção do calendário diocesano. Esses detalhes podem ser descritos no calendário particular de cada grupo.
Depois, o coordenador diocesano da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Romário José da Silva, falou que todas as comunidades paroquiais já se encontram no período de preparação para realizar a passagem do pré-catecumenato para a o catecumenato, ocasião em que os catequizandos receberão a cruz peitoral e a Bíblia. Ele também recordou que, no período de 14 a 16 de janeiro de 2022, estará acontecendo a Escola Diocesana de Catequistas, no CDP, em Carpina-PE. Serão dois catequistas por paróquia, área e setor pastoral.
Outras orientações e comunicados do bispo diocesano:
– No próximo final de semana, dias 11 e 12 de dezembro de 2021, no 3º domingo do advento, será realizada a Campanha para a Evangelização. Motivar todas as comunidades paroquiais a contribuírem com sua partilha para a missão;
– Promover a vivência das Novenas de Natal nas matrizes, comunidades, capelas e nas casas, em família. “É importante e as pessoas gostam”, disse;
– O bispo já está com o texto prévio do Manual dos Coroinhas e do Diretório Diocesano para os Sacramentos. Ele ainda fará uma leitura atenta, revisão, acréscimos e consultas às regiões pastorais, para melhor estruturar e cooperar com estes subsídios, que unificarão e fortalecerão o trabalho pastoral na Diocese de Nazaré;
– Pe. Cleydson Ferreira está retornando à Diocese de Nazaré. Ele estava no Rio de Janeiro, desde o ano passado, estudando Mestrado no Pontifício Instituto Superior de Direito Canônico;
– A Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) está oferecendo um Mestrado em Teologia, com aulas inclusive virtuais. Dom Lucena motivou os padres a fazerem o curso, como um contributo importante para a própria formação pessoal e para a Igreja de Nazaré;
– Em função do avanço nas vacinações e a retomada das atividades presenciais, o bispo diocesano afirmou que os retiros de carnaval podem acontecer no próximo ano, vendo-se a quantidade de pessoas, locais adequados e mantendo todos os cuidados e protocolos ainda necessários em prevenção à Covid-19;
– Todos os funcionários da Diocese de Nazaré terão, em breve, acesso a um aplicativo para o “ponto eletrônico”. Haverá, também, um momento de formação para maiores instruções e esclarecimentos sobre como utilizar o aplicativo, auxílio transporte e alimentação, horas extras, dentre outros;
– Já estão acontecendo as reuniões para a reforma do Centro Diocesano Pastoral, que deve começar em 2022. Um projeto já foi feito e inclui, a curto e longo prazo: a construção da casa do idoso, espaço para eventos, hospedaria para os grandes encontros, campo society, estúdio de rádio, escritório da cúria, etc.;
– O pregador do retiro do clero do próximo ano, em Lagoa Seca-PB, de 28 de março a 1º de abril de 2022, será o bispo de Palmares, Dom Fernando Barbosa;
– Os seminaristas retornarão ao convívio e a rotina dos seminários no próximo ano.