A reunião do clero deste mês de agosto, na última terça-feira (02/08), no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, contou com duas comemorações especiais: a primeira, pelos 104 anos de criação da Igreja Particular de Nazaré; e a outra, pelo dia do padre e do diácono, cujas celebrações oficiais acontecem nos dias 04 e 10 de agosto, respectivamente.
“Hoje, no dia do aniversário de criação da nossa diocese, agradecemos a Deus pelo bom sacerdócio e diaconato de cada membro do nosso clero, e pedimos a Nossa Senhora da Conceição que nos proteja e nos cumule sempre de graças”, externou o bispo de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena.
Dom Francisco Lucena elevou uma prece ao Senhor pelos sacerdotes, “para que testemunhem com a vida a misericórdia e compaixão que somente Jesus pode dar”. E aos diáconos, que desempenham o ministério da caridade, pediu que “a Palavra de Deus seja como fogo ardente, saída de um coração totalmente entregue ao Senhor”. Houve um momento de confraternização (lanche e almoço festivo) e sorteio de brindes por ocasião do dia do padre e do diácono.
Já na oração inicial, do Ofício das Leituras, foi elevado um louvor a Deus pelos 104 anos de criação da Diocese de Nazaré, aos 02 de agosto de 1918, pelo Papa Bento XV, com a Bula Archidiocesis Olindensis et Recifensis, quando foi desmembrada totalmente da Arquidiocese de Olinda e Recife, juntamente com Garanhuns e Pesqueira.
Em suas palavras introdutórias, Dom Lucena explicou que a formação permanente do clero, prevista para o período de 02 a 04 de agosto de 2022, terá nova data, ainda a ser definida com assessor disponível para o assunto escolhido. Os próprios encontros mensais do clero “são, também, formação permanente”, lembrou. Estão previstas, para as próximas formações permanentes com especialistas, em dias prolongados, duas áreas: humana (Quem sou eu?) e litúrgica (nova edição do missal romano). São áreas imprescindíveis nos tempos hodiernos.
SÍNODO DOS BISPOS
O coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, comunicou que a síntese diocesana já foi enviada para a Equipe Nacional de Animação do Sínodo 2023, organizada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como contribuição da etapa diocesana realizada na Diocese de Nazaré durante o período de outubro de 2021 a julho de 2022.
O padre Pedro informou, ainda, que as sínteses paroquiais impressas, entregues ao bispo diocesano por um padre e um leigo, num ato solene, na reunião pré-sinodal de julho (05/07/22), para expressar de forma visível todo o caminho e o trabalho que foram feitos durante esse período de consulta ao povo de Deus, “estão sendo olhadas, uma a uma, para serem retomadas na assembleia diocesana do próximo ano, quando será criado um novo plano”.
Todo este material, inclusive o que foi encaminhado à CNBB, será retomado, no próximo ano, para a elaboração do novo plano diocesano de pastoral, dentro de uma nova dinâmica, como salientou o bispo diocesano. “O material ainda está muito tímido, precisa ser mais ousado. Não partiremos para o novo plano do nada. Já se tem um caminho andado, que precisa ser avaliado e amadurecido”.
CATEQUESE
O coordenador diocesano da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, padre Romário Silva, partilhou que 17 representantes da Igreja Particular de Nazaré, entre padres e catequistas, participaram do quarto módulo da Escola Regional de Catequese, de 07 a 10 de julho de 2022, em Lagoa Seca-PB. “Pela primeira vez, a diocese levou um bom número de catequistas”, disse. Ele também externou sua alegria pela realização do segundo módulo da Escola Catequética Diocesana, de 29 a 31 de Julho de 2022, em Carpina-PE, que contou com 66 participantes das diversas comunidades e paróquias da diocese, e agradeceu a todos os padres pelo incentivo.
Um aviso importante é que a concentração diocesana em comemoração ao dia do catequista, prevista para o dia 28 de agosto de 2022, não vai acontecer na data proposta, porque coincide com o encerramento das Semanas Eucarísticas Paroquiais (21 a 28 de agosto de 2022). Está sendo discutida outra possibilidade. Padre Romário comunicou, ainda, que já está pronto o modelo da nova camisa para os catequistas da diocese e que está sendo organizada a II Jornada da Iniciação à Vida Cristã, com lives e vivências a nível paroquial. Em breve serão dadas mais informações.
“Em tudo o que fizermos não pode faltar o óleo da iniciação cristã de inspiração catecumenal. A iniciação cristã vai alargar a caminhada. Não é só a primeira eucaristia e a crisma; muitos ambientes e atores estarão envolvidos na caminhada cristã do fiel”, ressaltou Dom Lucena.
IGREJAS-IRMÃS E SOLIDARIEDADE
Dom Francisco Lucena comentou sobre sua visita, nos dias 27, 28 e 29 de julho de 2022, à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Arquidiocese de Porto Velho-RO, em Machadinho d’Oeste, em contato com os padres Elias Roque e Maurício Nascimento, e apresentando os dois diáconos transitórios Alvaro Benicio e Maxi Pacifico, que chegaram para a missão.
“Povo amável. Foi muito bom! Todos muito felizes; os padres Elias e Maurício também muito felizes. Realidade bonita, totalmente diferente. Cidades novas, da década de 80 pra cá. Na missa de apresentação, na noite do dia 28/07/22, havia uma representação de quase todas as comunidades”, partilhou.
Atendendo a necessidade pastoral na Amazônia, deixou em aberto aos padres e diáconos que manifestem interesse pela missão, em virtude de mais um pedido, através de nova carta, datada de 01/08/2022, do arcebispo Dom Roque Paloschi, lida no encontro do clero, no dia 02/08/2022, requisitando mais um padre e um diácono para assumir a Paróquia São João Batista, em Cujubim-RO, no início do ano de 2023. Esta nova paróquia, com 26.183 habitantes e 30 comunidades, fica a 220 km de Porto Velho-RO e a 90 km da Paróquia de Machadinho d’Oeste-RO.
O prelado também falou que a Arquidiocese de Porto Velho arrecadou e doou 50 mil reais (o valor já está na conta da diocese) para ajudar as vítimas das fortes chuvas neste território diocesano. O dinheiro será empregado especificamente na reconstrução de casas que foram destruídas pelas chuvas na cidade de Goiana.
O padre José Edson, pároco de Goiana, informou que uma equipe da Paróquia Nossa Senhora do Rosário está catalogando o que precisa ser feito com urgência, bem como os materiais necessários para reformar a estrutura das casas, nas localidades mais afetadas (cimento, areia, ferro, pintura, portas etc.).
Além disso, a Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa (Diocese de Nazaré), que desempenha as atividades da Cáritas Diocesana, conseguiu a doação de 20 mil euros da Adveniat, instituição católica alemã, para a compra de 800 cestas básicas, a serem distribuídas às famílias afetadas pelas chuvas nas cidades de: Goiana, Itaquitinga, Macaraparana, Nazaré da Mata, Timbaúba (Mocós), Tracunhaém, Vicência.
PASTORAL DA CRIANÇA
Na ocasião, o coordenador diocesano, Welison Henrique, falou sobre a auditoria financeira da Pastoral da Criança Nacional, realizada recentemente na Pastoral da Criança diocesana da Diocese de Nazaré. “Os padres precisam acompanhar e estar atentos à prestação de contas dos recursos destinados às coordenações paroquiais da Pastoral da Criança, para os trabalhos da referida pastoral”, disse.
Welison também pediu a ajuda dos sacerdotes para encontrar leigos que possam assumir a Pastoral da Criança. “Os agentes comunitários de saúde são parceiros, mas não fazem o papel da evangelização. São os fiéis leigos que ajudam nesse sentido. É preciso recrutar pessoas para compor essa pastoral nas paróquias onde ela ainda não existe, bem como reativá-la nos locais em que está inativa”, pontuou.
O bispo diocesano asseverou que este é um importante e abençoado trabalho social consolidado nesta Diocese de Nazaré – uma pastoral de credibilidade em todo o mundo, inclusive –, e corroborou: “um agente de saúde é parceiro, mas não faz pastoral, com raríssima exceção. O profissional faz o atendimento e coloca como ação da Pastoral da Criança. Mas a Pastoral da Criança vai além do atendimento, com a mística e a celebração da vida”.
OUTROS
– SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA: a Semana Nacional da Família (SNF) acontece de 14 a 20 de agosto de 2022, com o tema: “Amor familiar, vocação e caminho de santidade!”. Os subsídios Hora da Família e Hora da Vida 2022 já foram enviados a todas as paróquias, áreas e setores pastorais.
No dia 04 de setembro de 2022, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Goiana-PE, sediará a Jornada Diocesana da Família. “É um encontro para todas as famílias. Animem todas as comunidades paroquiais”, motivou o assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Familiar, padre Ayrton Barbosa.
– SEMANA MISSIONÁRIA E CRIAÇÃO DE PARÓQUIA: o assistente do Conselho Missionário Diocesano – COMIDI, padre Simeão Dantas, externou seu louvor e agradecimento pela vivência da Semana Missionária Diocesana realizada pelos seminaristas nas comunidades que se tornarão áreas pastorais. “Aos leigos envolvidos, padres que acolheram e participaram desses momentos, nesse clima de sinodalidade que estamos vivendo, o nosso muito obrigado”, disse.
“Atenção para com a nomeclatura ‘Semana Missionária Diocesana’. Esta deve expressar o contexto e a abrangência da realização. Entende-se aqui: em todas as paróquias da diocese. Mas foi outro o planejado, e realizado com êxito. Deveria ser ‘Semana Missionária dos Seminaristas’, na terceira semana de julho de 2022, como foi bem realizada com os seminaristas, envolvendo padres e leigos”, pontuou o bispo diocesano.
Também administrador paroquial de Vertente do Lério, padre Simeão convidou todos para a missa solene, no dia 15 de agosto, às 10h, na qual acontecerá a criação da Paróquia Nossa Senhora das Victórias. Padre Simeão comentou que, recentemente, houve uma peregrinação com a imagem da santa, por todas as comunidades, de 05/07/2022 a 05/08/2022, em preparação para esse momento festivo e histórico.
“É importante fazer algo diferenciado, não só de um dia, para que toda a comunidade sinta esse movimento, seja para a criação da nova paróquia ou da nova área pastoral”, reforçou o bispo diocesano.
– COMISSÃO DIOCESANA DE CULTURA E EDUCAÇÃO: A parceria com a UPE está caminhando bem. O pré-vestibular (PREVUPE) já está acontecendo em algumas cidades. Haverá, também, um seminário sobre educação, abrangendo a dimensão infantil, nível médio, universidade, formação para o trabalho. A ideia é envolver todo o território diocesano ou por regiões pastorais. Previsão ainda para este ano.
No tocante à cultura, será realizada a segunda edição do concurso de textos para teatro “Tensões em Diálogo”, com a temática “Fome de quê?”, em consonância com a Campanha da Fraternidade 2023, com o tema “Fraternidade e Fome” e lema “Dai-lhes vós mesmos de comer!” (Mt 14,16). O edital será lançado em breve. Além disso, o Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação, em Limoeiro-PE, que completa 25 anos de existência em 2023, está organizando espetáculos para o período natalino deste ano, disse o Pe. José Ramos da Silva.
O Pe. José Ramos expressou também, na sua colocação diante de todo o clero de Nazaré presente, o desejo de doar o Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação, em Limoeiro-PE, já agora, para a Diocese de Nazaré, com usufruto, ou seja, transfere o Mosteirinho para a Diocese de Nazaré, continuando a usufruí-lo até a sua morte. A Diocese de Nazaré receberá o citado bem agora, mas só terá direito administrativo após a morte do doador. Proposta recebida e também confirmada publicamente pelo bispo diocesano.
COMUNICADOS DO BISPO DIOCESANO
– MÊS VOCACIONAL: O tema deste ano é: “Cristo vive! Somos suas testemunhas”. E o lema: “Eu vi o Senhor” (Jo 20,18) – palavra de Maria Madalena ao contar aos apóstolos a sua experiência do domingo da ressurreição. “Em qualquer área, a vocação básica é a de partilhar nossa experiência de fé e de esperança”, destacou.
– MÊS DA BÍBLIA: Nem o Regional NE2 nem a diocese organizaram um subsídio específico para o mês da bíblia. Será usado o material produzido pela CNBB nacional, que convida a ler e meditar o texto de Josué – Deus nunca deixa sem respostas as pessoas e comunidades que a Ele se confiam. “É importante observar, também, as atividades já propostas no Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023), que devem ser vivenciadas não só neste mês de setembro, mas continuamente”, frisou o bispo.
– SEMINARISTAS: Estão retornando das férias. Devem ser acompanhados como pessoas adultas e responsáveis. “Seminaristas não devem morar em casa paroquial. Estão nas paróquias durante as atividades pastorais, mas devem residir em suas casas/cidades, com seus familiares”, exortou.
– CURSO PARA REITORES: O padre José Cleiton Barbosa, reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes, em Surubim-PE, participará do Curso para Reitores e Formadores de Seminários na América Latina, promovido pela Congregação para Clero, de 07 a 19 de novembro de 2022, em Roma. A inscrição já foi feita e aceita.
– ORAÇÃO PELOS CRISTÃOS PERSEGUIDOS: No sábado, 06 de agosto de 2022, acontece a 8ª edição do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos, com o apoio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Ajuda à Igreja que Sofre (ACN). Todos foram orientados a bem vivenciar este dia. Os presentes também receberam dois cartazes para serem colocados em suas respectivas comunidades paroquiais.
– PARTÍCULAS: “Não exagerar nem pra menos nem mais quanto ao tamanho das partículas e hóstias. Usar o tamanho padrão: as partículas com 4 cm e as hóstias do celebrante com 8 cm. Não usar partículas pequenas e grandes como se as pequenas fossem para crianças. Preocupar-se não para que as pessoas vejam nem com a faixa etária das pessoas, mas com a dignidade da celebração. Temos que dar uma resposta pastoral coerente”, disse Dom Lucena sobre o assunto.
– SISTEMA CURIA ONLINE: Algumas formações online já aconteceram (duas delas com o pessoal que trabalha com a parte financeira), além de um encontro presencial com funcionários e uma reunião no escritório de contabilidade, e o sistema já está funcionando em todas as paróquias, áreas e setores pastorais.
– ENERGIA SOLAR: O contrato já está sendo fechado. São 64 mil kW, que serão distribuídos em oito usinas. Os técnicos já estiveram em algumas localidades para analisar a possibilidade de instalação. Já foram aprovados: o Centro Diocesano de Pastoral; a Paróquia Santo Antônio e Sagrado Coração de Jesus, em Carpina-PE; a casa paroquial e a Cúria Diocesana, em Nazaré da Mata-PE.
– CAEP: “Estamos com 100% dos Conselhos de Assuntos Econômicos Paroquiais criados e provisionados. Uma vitória”, expressou Dom Lucena.
– CENTRO PASTORAL: A partir de agora, deste mês agosto de 2022, por causa da reforma, os encontros continuarão acontecendo sem hospedagem (com decisão da administração do centro). “Nenhum funcionário vai morar aqui no centro”, frisou. Os trabalhos que serão realizados pela empresa Triplice Construtora Ltda, no valor de R$ 2.200.000,00: requalificação com ampliação dos dormitórios, quartos, recepção, ampliação do refeitório, substituição de toda a instalação elétrica com iluminação em led, coberta da edificação com estrutura metálica e telhas de fibrocimentos 6mm, pintura externa e interna, sala da Pascom (com um estúdio e sala de informática); a cozinha será o último espaço a ser reformado. Toda a obra no Centro Pastoral está prevista para acontecer em 15 meses; e a construção da casa do clero deve ser finalizada em janeiro do próximo ano.