Fiéis e membros do clero diocesano de Nazaré se despediram, na tarde desta segunda-feira, 17 de novembro de 2025, do Pe. Tadeu Pabis, pároco emérito da Paróquia São Vicente Férrer, em São Vicente Férrer-PE. Ele faleceu às 14h do domingo, 16 de novembro, aos 95 anos de idade e 62 anos de sacerdócio.
A Missa Exequial aconteceu na Igreja Matriz, às 15h, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Após a celebração, o cortejo fúnebre seguiu até o Cemitério Municipal de São Vicente Férrer, onde o corpo do padre Tadeu foi sepultado. O momento foi marcado por grande emoção e gratidão a Deus por sua vida e ministério.

“Nós nos reunimos para celebrar esta eucaristia, unindo a grande ação de graças eucarística à ação de graças que brota de nossos corações pela vida do Pe. Tadeu Pabis, polonês, missionário da Congregação da Sagrada Família. Bendizemos a Deus por sua longa e frutuosa vida. […] Foram muitos anos exercendo seu ministério aqui na Diocese de Nazaré, na qual ele é muito amado pelos fiéis e clérigos que o conheceram”, disse Dom Lucena em sua homilia.
Na ocasião, o prelado também citou e agradeceu a algumas pessoas que ajudaram a cuidar com zelo do padre Tadeu durante os últimos anos: Vera Lúcia Albuquerque, Maria José Albuquerque, Elenice Albuquerque e Josefa Berto (Finha); citou, ainda, o padre Witold Skwara, também polonês, presente na celebração e amigo do padre Tadeu.
“Padre Tadeu foi um missionário, um peregrino da obediência, servindo em inúmeros lugares para os quais foi enviado. Isto é um grande testemunho, relacionado à capacidade de sair de si mesmo. […] O padre Tadeu apareceu diante de nós como um homem pobre e humilde. A humildade é exigência radical para estar unido à Cruz de cristo; é um caminho, uma pedagogia escolhida por Deus para nos conformar a Jesus Cristo”, expressou o bispo diocesano.






BREVE HISTÓRICO DO PE. TADEU PABIS

Filho de Stanistaw Pabis (pai) e Stanistawa Pabis (mãe), nasceu aos 27 de janeiro de 1930, na cidade de Wójtowa – Polônia; foi ordenado presbítero no dia 26 de maio 1963.
Chegou ao Brasil no dia 21 de janeiro de 1966, como Missionário da Sagrada Família, para a Diocese de Floresta-PE, onde foi incardinado, tendo como primeiro bispo Dom Francisco Xavier (Alemão).
Sua primeira paróquia, na Diocese de Floresta, foi em Tacaratu-PE; como não sabia falar português, teve como auxiliar o Pe. Henrique Shuten. Depois foi transferido para Inaja-PE. Dom Francisco Xavier criou a paróquia de Ibimirim, da qual ele foi o primeiro pároco.
Veio para a Diocese de Nazaré em fevereiro de 1971 e teve como bispo Dom Manoel Lisboa de Oliveira. Sua primeira paróquia foi em Vicência-PE, por mais ou menos quatro anos. Em abril de 1975, foi transferido para Itambé-PE.
Saiu de Itambé e retornou para a Diocese de Floresta; ali, foi pároco de Cabrobó-PE. Em seguida, voltou para a Diocese de Nazaré e continuou em Itambé. Retorna, outra vez, para Floresta, como pároco de Custodia-PE. Volta, novamente, para Itambé, onde permanece (entre idas e vindas) por mais ou menos treze anos.
Segue, uma vez mais, para Floresta e se torna pároco de Petrolândia-PE. Em 1987, tendo retornado à Diocese de Nazaré, foi enviado para Paróquia São Vicente Férrer, como pároco, e para a Paróquia de Macaparana, como administrador paroquial.
Foi pároco de São Vicente Férrer até o inicio de janeiro de 1999, e ali permaneceu, como pároco emérito, até o dia de seu falecimento, 16 de novembro de 2025, na sua residência, em São Vicente Férrer.
CONFIRA, NA ÍNTEGRA, A MISSA EXEQUIAL DO PADRE TADEU PABIS:







