A Diocese de Nazaré abriu oficialmente o Jubileu Ordinário 2025 (“Peregrinos de Esperança”) na tarde do dia 29 de dezembro de 2024 (domingo), Festa da Sagrada Família, em unidade com as Igrejas particulares de todo o mundo. A cerimônia aconteceu na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata-PE, e reuniu membros do clero diocesano, seminaristas, religiosos(as), consagrados(as) e fiéis leigos(as) das diversas paróquias e áreas pastorais.
Ao longo de todo o Ano Jubilar, muitos eventos e atividades estarão acontecendo na Igreja Particular de Nazaré: jubileus diversos (dos trabalhadores, das autoridades, das famílias, dos catequistas, coroinhas, da comunicação, das escolas, das juventudes, do setor social, dentre outros); peregrinações nos regionais, missa com o bispo diocesano e mutirões de confissão nos períodos da quaresma e advento; roteiros formativos sobre o Jubileu para as paróquias e áreas pastorais, 24 horas para o Senhor em todas as comunidades paroquiais; temas das festas de padroeiro refletindo o Jubileu de Esperança, com hino e oração sendo cantado e rezado nas celebrações durante todo o ano de 2025.
PROGRAMAÇÃO
– Abertura do Jubileu: 29 de dezembro de 2024 (domingo) – Festa da Sagrada Família
15h: concentração na igreja de Santa Teresinha (paróquias e áreas), em Nazaré da Mata-PE, para a realização de Hora Santa;
16h: caminhada com a cruz jubilar até a Catedral Nossa Senhora da Conceição, rito de abertura do Jubileu na porta da Catedral, seguido de missa solene e entrega de uma vela do Jubileu 2025 aos padres coordenadores das Regiões Pastorais, para as oito igrejas peregrinas (onde poderão ser lucradas as indulgências).
– Início das atividades nos Regionais: 04 de janeiro de 2025
– 24 horas para o Senhor nas paróquias e áreas pastorais: 28 de março de 2025
– Encerramento do Ano Santo: 28 de dezembro de 2025 (domingo), na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata.
JUBILEUS DIVERSOS
– Jubileu dos Trabalhadores: 01 de maio (paróquias)
– Jubileu das Autoridades: 18 de maio (Catedral, Nazaré da Mata)
– Jubileu da Comunicação: 01 de junho (Catedral, Nazaré da Mata)
– Jubileu do Clero: 06 de agosto (Catedral, Nazaré da Mata)
– Jubileu dos Coroinhas: 17 de agosto (Sagrado Coração de Jesus, Carpina)
– Jubileu das Famílias: 24 de agosto (Parque de Eventos de Carpina)
– Jubileu dos Catequistas: 31 de agosto (CDP, Carpina)
– Jubileu das Escolas: 15 de outubro
– Jubileu das Juventudes: 19 de outubro
– Jubileu dos Pobres e do Setor Social: 16 de novembro (CDP, Carpina)
– Jubileu dos Leigos, Vida Consagrada e Novas Comunidades: 23 de novembro (Cristo Rei, Catedral, Nazaré da Mata)
PEREGRINAÇÃO
Na missa de abertura do Jubileu 2025, o bispo diocesano lembrou que uma atitude fundamental no Ano Jubilar é a peregrinação, o desejo de caminhar conduzidos por Jesus.
Saiba quais são as oito igrejas peregrinas na Diocese de Nazaré (onde poderão ser lucradas as indulgências) e as datas das peregrinações nas Regiões Pastorais – durante os domingos da Quaresma. A programação incluirá: peregrinação com a cruz jubilar, momento formativo, adoração ao Santíssimo Sacramento, confissões e santa missa com o bispo diocesano (não necessariamente nessa ordem).
INDULGÊNCIA – GRAÇA JUBILAR
A indulgência é uma manifestação concreta da misericórdia de Deus, que transcende os limites da justiça humana e as transforma. Poderão obter a Indulgência Jubilar aqueles que empreenderem uma “piedosa peregrinação” a qualquer lugar sagrado do Jubileu: visita a uma Basílica Papal ou uma das Igrejas na Diocese para a peregrinação, ali participando da Santa Missa, dedicando um tempo à adoração eucarística e à meditação, concluindo com o Pai-Nosso, a Profissão de Fé e invocações a Maria, Mãe de Deus.
MENSAGEM DO BISPO DIOCESANO
“Convidamos todos os diocesanos para o Jubileu 2025, Peregrinos de Esperança – a esperança não engana (Rm 5,5), com ações concretas de acolhida, perdão, paz e de tolerância. Que a experiência do encontro com Cristo nos leve a resplandecer Sua face através de nossas atitudes e que nossa vida, reconstruída por Ele, seja um instrumento de renovação da sociedade na qual estamos inseridos. Que neste Ano Santo Jubilar não nos falte a intercessão da Virgem Maria, peregrina e mãe de esperança, para que, vivendo as abundantes bênçãos deste tempo de graça, renovemos nossa fé em Cristo, nossa esperança” (Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena – Bispo Diocesano de Nazaré-PE).