Foi divulgado um cronograma com as datas das etapas preparatórias para a 21ª Assembleia Diocesana de Pastoral, a ser realizada nos dias 19 e 20 de novembro de 2021, e para a fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que acontecerá em outubro de 2023. Os detalhes desse caminho foram definidos pelos integrantes do Conselho Diocesano de Pastoral (CODIP), que se reuniram na manhã do dia 10 de setembro, sexta-feira, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE.
A primeira pauta da reunião foi a Assembleia Diocesana de Pastoral, que é antecedida por assembleias paroquiais e regionais. Nas paróquias, áreas e setores pastorais esses momentos avaliativos vão de 17 de setembro a 14 de outubro de 2021; a etapa regional começa no dia 15 de outubro e se encerra em 06 de novembro do corrente ano.
O bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, enfatizou que essas assembleias regionais, para serem representativas, de fato, devem contar com a participação de mais ou menos 50 pessoas, entre membros do clero, representantes de movimentos, pastorais, institutos religiosos e novas comunidades. O objetivo é criar, verdadeiramente, um espírito de sinodalidade, isto é, “caminhar juntos”.
Além disso, Dom Lucena orientou que uma parte dos encontros regionais deve ser dedicada ao estudo do documento do Sínodo 2023, e resgatar discussões de outros documentos: Documento de Aparecida; Doc. 100 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB): Comunidades de comunidades – uma nova paróquia; Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023. O prelado convidou todos, ainda, a acompanharem a transmissão ao vivo das reflexões da Assembleia do Regional NE2 da CNBB, a ser realizada, de forma híbrida, entre os dias 28 e 30 de setembro, com o mesmo tema do Sínodo dos Bispos, justamente para irem se familiarizando com a proposta.
Foi enfatizado pelo bispo diocesano e pelo coordenador diocesano de pastoral, Pe. Pedro Nascimento, que não se trata de uma mudança do Plano Diocesano de Pastoral 2020-2023, mas orientações e direcionamentos para o próximo ano a partir dele, pois esta 21ª Assembleia de Pastoral tem caráter avaliativo e propositivo, a partir do plano e das realidades atuais. “O plano não pode ser esquecido. É ele que iluminará a assembleia”, ressaltou o bispo.
Na sequência, foi mostrado um vídeo, disponibilizado pela Comissão Nacional de Animação do Sínodo 2023 no Brasil, que apresenta os fundamentos e as fases do Sínodo: 1ª fase – Igrejas Particulares (outubro de 2021 a março de 2022), 2ª fase – Continental (setembro de 2022 a março de 2023), 3ª fase – Igreja Universal (outubro de 2023, no Vaticano).
Esta primeira fase, nas Igrejas Particulares, tem por finalidade a consulta ao Povo de Deus sobre o tema da Assembleia do Sínodo. Nesta etapa, segundo instruções da secretaria do Sínodo, os “Bispos submetem as questões, que devem ser tratadas na Assembleia sinodal, aos Presbíteros, Diáconos e fiéis leigos das suas Igrejas, individualmente ou associados. Sobretudo pode revelar-se fundamental a contribuição dos organismos de participação da Igreja particular, especialmente o Conselho Presbiteral e o Conselho Pastoral, a partir dos quais verdadeiramente pode começar a tomar forma uma Igreja sinodal”.
A abertura da etapa diocesana para o Sínodo, denominada “O Caminho da Escuta”, acontece no dia 17 de outubro; em Roma, a abertura será realizada nos dias 09 e 10 de outubro. Nas dioceses e arquidioceses, a proposta é promover a reflexão e a escuta, propriamente dita, envolvendo todas as comunidades, paróquias, movimentos e vida consagrada, a partir do documento preparatório e questionário enviado pela Secretaria Geral do Sínodo. Até março do próximo ano, cada Igreja particular deve enviar suas contribuições à Conferência Episcopal do respectivo território, no caso do Brasil à CNBB.
Na Igreja Particular de Nazaré, no dia 17 de outubro, domingo, a abertura será marcada por missas na Catedral e em todas as paróquias (a primeira missa do dia). Ao final da celebração, será lida uma carta do bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, motivando todo o povo de Deus a vivenciar bem este tempo de reflexão e escuta. Para fomentar as discussões, a diocese promoverá, ainda, no dia 23 de outubro de 2021, às 21h, pelo canal no Youtube Pascom Diocese de Nazaré, uma live formativa sobre “O Caminho da Escuta”.
SOBRE O SÍNODO 2023
A 16ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos ocorrerá em outubro de 2023, no Vaticano, e tem como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. O tema da sinodalidade propõe a todo povo de Deus refletir sobre a forma se compreender como Igreja. A participação e o caminhar juntos indicam a compartilhada missão evangelizadora que cada batizado deve assumir. O Papa Francisco tem afirmado que o “caminho da sinodalidade é o caminho que Deus espera da Igreja do Terceiro Milênio”.
O sínodo diz respeito aos bispos, no seu serviço de presidir as Igrejas particulares, mas implica os demais sujeitos eclesiais, de modo a valorizar a participação de todo o Povo de Deus, numa dinâmica participativa que promove a corresponsabilidade de todos e valoriza os carismas do povo de Deus.
Confira aqui o cronograma com todas as datas do processo preparatório para a 21ª Assembleia Diocesana de Pastoral e para a etapa diocesana do Sínodo 2023.