Coordenadores de grupos de oração da Renovação Carismática Católica (RCC) da Diocese de Nazaré reuniram-se no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, para a primeira reunião do ano. O encontro aconteceu no último domingo, 06 de fevereiro de 2022, e contou com 74 participantes, dentre eles coordenadores e membros da equipe diocesana.
A programação contou com momentos de louvor, pregação, adoração ao Santíssimo Sacramento e santa missa. A acolhida aos presentes foi feita pelo novo coordenador diocesano da RCC, Cleyton Fidelis, discernido em dezembro de 2021 para estar à frente do movimento durante o biênio 2022-2023.
Tomando por base o livro de Esdras, as reflexões do dia, conduzidas pelo atual coordenador diocesano, trouxeram direções para um trabalho de reconstrução dos grupos de oração da RCC que, não diferente dos demais movimentos e pastorais, se encontram fragilizados devido ao período pandêmico em que vivemos, “porém de pé e perseverantes com a Graça de Deus”, afirmou.
No primeiro momento, enfatizou-se a importância dessa reconstrução começando pela restauração do Altar, a exemplo do povo de Israel (Es 3,3), como um convite a voltar à intimidade com Deus. Em seguida, houve um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, ministrado com a música-tema da RCC deste ano, “Impera sobre nós”, inspirada no tema anual proposto pela RCC BRASIL, que está na passagem bíblica de Apocalipse 5,13.
No segundo momento, ainda com base no livro de Esdras e meditando sobre a reconstrução do templo de Jerusalém, Cleyton exortou que é necessário devolver a identidade carismática aos grupos de oração a partir do “DNA” da RCC: batismo no Espírito Santo, prática dos carismas e vida fraterna. O objetivo é “reassumirmos o chamado a sermos rosto e memória de Pentecostes para que o mundo seja batizado no Espírito Santo”, explicou.
O encontro foi encerrado com a apresentação da equipe diocesana e a celebração da santa missa, presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que, em sua homília, exortou todos a saírem em missão a exemplo de Pedro que, em obediência à palavra de Jesus, lançou as redes destemidamente e alcançou a graça.
Fotos: RCC Diocese de Nazaré