Sinodalidade, catequese e novo sistema financeiro-pastoral foram os destaques da reunião do clero deste mês de maio, na manhã da última terça-feira (03/05), no auditório do Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. O encontro contou com a participação do gerente administrativo da Arquidiocese de Natal-RN, Ítalo Nogueira de Morais, que explicou como funciona o sistema “Cúria Online”.
Antes de tratar das pautas principais, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, após a oração do Ofício das Leituras, iniciou partilhando sua experiência e impressões acerca das discussões da 59ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB). “Foi uma bênção! A tecnologia facilita em alguns casos, em outros não (celebração conjunta; votação de alguns temas, não permitida no formato virtual. […] As reflexões e os trabalhos em grupo foram realizados com uma rapidez muito boa”, expressou.
Dom Lucena comentou que o desenvolvimento do tema da 59ª AG CNBB (“Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão”) ainda não foi esgotado e será aprofundado na segunda etapa da assembleia, de forma presencial, em Aparecida do Norte (SP), no período de 29 de agosto a 02 de setembro deste ano. “Não são duas assembleias, mas a mesma assembleia em dois momentos. […] Tudo está caminhando para uma atualização das atuais diretrizes a partir da temática do sínodo”, afirmou.
Acerca dessa atualização, o que fica claro é que os pilares das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) serão mantidos, exceto o da ação missionária. Discutiu-se, na ocasião, que a ação missionária não é um pilar, porque a missão perpassa todas as atividades; a missão é a vida das pessoas, o testemunho. Por essa razão, passará a ser substituído por “ministerialidade”. “Missão não é algo programado, eventos ou ações específicas; a dimensão da missionariedade não pode ser reduzida a fazer coisas. É a vida, está em tudo”, enfatizou o prelado.
O bispo diocesano disse, ainda, que foi apresentada uma análise de conjuntura social e eclesial, fonte de conhecimento da realidade brasileira atual, com seus desafios. Dessa análise, brotou a carta ao povo brasileiro. Também se falou bastante sobre as eleições, como um convite ao compromisso para com a democracia (em crise), tendo em vista uma “campanha de desvalorização da política, que contamina a prática religiosa. A responsabilidade eclesial é imensa. É necessário um processo civilizatório”, pontuou.
Dom Francisco Lucena citou outros assuntos trabalhados na assembleia: os 15 anos do Documento de Aparecida (que tem se tornado mais conhecido por causa do Papa Francisco); Campanha da Fraternidade – “Fraternidade e Educação” (destacou-se a baixa qualidade da educação pública); revisão do Estatuto da CNBB; ciberteologia – a Igreja é chamada a responder o que significa ser católico neste tempo; suicídio (tema que requer um profundo conhecimento e esclarecimento) – pesquisa sobre a saúde dos bispos e padres do Brasil, necessidade do cuidado com a saúde integral, questionário a ser disponibilizado para o preenchimento de dados a esse respeito (dados protegidos pela LGPD e código de ética); tradução do novo missal (terceira edição típica), que garante a relação entre a celebração e o que cremos, entre a fé eucarística e a celebração; comissão para a proteção de menores; ministério do catequista, dentre outros.
Sinodalidade
Na sequência, o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, trouxe algumas orientações sobre como preparar a síntese paroquial e regional da fase diocesana do Sínodo dos Bispos, que deve refletir a diversidade de pontos de vista e opiniões expressas nesse processo de escuta e discernimento junto ao povo de Deus.
O prazo para a entrega das sínteses paroquiais foi encerrado no dia 30 de abril de 2022. Todo esse material, encaminhado ao coordenador de cada região pastoral, será discutido por um pequeno grupo (padres e representantes pastorais, religiosos e consagrados etc.) para a construção da síntese regional, que deve ser enviada até 31 de maio do corrente ano, ao e-mail do Secretariado Pastoral Diocesano ([email protected]). No mês de julho, pretende-se uma reunião pré-sinodal, no encontro mensal do clero, para colher impressões e acréscimos. Esse material será finalizado, em agosto, com o conselho diocesano de pastoral, antes do envio para a CNBB.
PENTECOSTES – por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão. Este é o tema de uma grande concentração diocesana que acontecerá no dia 05 de junho de 2022, Solenidade de Pentecostes, em Nazaré da Mata-PE. Na programação, uma caminhada com trio elétrico saindo às 15h30 da Capela de Santa Teresinha, em direção à Catedral Nossa Senhora da Conceição, onde haverá uma celebração eucarística campal presidida por Dom Francisco Lucena.
Cada paróquia deve levar as bandeiras do município, da própria paróquia (brasão) e do centenário. Na ocasião, um padre e um leigo, num momento solene, durante a celebração, entregarão ao bispo diocesano, em mãos, a síntese paroquial impressa, para expressar de forma visível todo o caminho e o trabalho que foram feitos durante esse período de consulta ao povo de Deus.
“Após esses anos, por causa da pandemia, esta é a primeira celebração pública com toda a diocese. Precisamos animar os fiéis, os paroquianos para estarem presentes”, reforçou Dom Lucena.
Catequese
“Momento rico, alguns padres da diocese estiveram juntos”, com essas palavras o coordenador diocesano da Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética, padre Romário Silva, definiu e mencionou sua participação e a de outros colegas no Seminário Nacional de Iniciação à Vida Cristã para Presbíteros, de 5 a 7 de abril de 2022, por meio da plataforma Zoom.
Padre Romário pediu a ajuda do clero para motivar a presença de representantes das comissões paroquiais de catequese para o encontro de formação nos dias 14 e 15 de maio de 2022. Na ocasião, irá se refletir sobre o ministério dos catequistas, a fim de que se tenha um conhecimento mais aprofundado sobre o assunto, para ir, pouco a pouco, dando os passos necessários. “Não se pode fazer de qualquer jeito”, destacou.
O coordenador diocesano da Comissão Bíblico-Catequética animou, ainda, os presbíteros a se organizarem para enviar alguns catequistas para a Escola de Formação de Catequistas do Regional NE2 da CNBB, em julho deste ano, no Convento Franciscano Ipuarana, em Lagoa Seca-PB. “São abordados novos conteúdos, diferentes dos que se trabalham na escola diocesana de catequese”, informou.
O bispo diocesano ressaltou que a catequese é um assunto que estará sempre na pauta dos encontros do clero. A finalidade é manter esse acompanhamento, diante do novo formato, para ir se ajustando e se familiarizando ao novo ciclo de trabalhos e às novas didáticas.
Sistema Cúria Online
Dom Francisco Lucena sempre expôs sua preocupação em implantar um sistema que alinhasse o financeiro-contábil e o pastoral. “Avançamos no financeiro, mas não no pastoral”, afirmou. Por isso, o gerente administrativo da Arquidiocese de Natal-RN, Ítalo Nogueira de Morais, foi convidado para uma apresentação do Sistema Cúria Online, a partir da experiência em sua arquidiocese, que integra o financeiro e o pastoral, comportando, inclusive, uma seção específica para o Tribunal ou Câmara Eclesiástica.
“O sistema é objetivo, intuitivo e muito prático”, disse Ítalo. Todos os processos são feitos de forma online. Na tela inicial, é possível deixar visível um balanço dos itens que forem escolhidos pela própria instituição. Os grandes benefícios, salientou, são: otimizar o tempo de trabalho, não gastar dinheiro nem se expor ao risco para ter que levar certos documentos à Cúria Diocesana, por exemplo.
Para a escolha do sistema, contou o gerente administrativo, foi feita uma auditoria interna para tratar da situação financeira da referida arquidiocese: acompanhamento em tempo real da situação financeira de cada paróquia; segurança das informações; economia imediata com o “programa”; sistema objetivo e prático; geração de faturamento de boletos; controle pastoral, financeiro e patrimonial. Em sua colocação, apontou alguns dos critérios para a contratação do Cúria Online: baixo custo, se comparado a outros; possibilidades de comunicação interna e acesso ilimitado de usuários; relatórios e gráficos fidedignos; auditoria das informações; profissionalização dos funcionários etc. “Muita economia e praticidade gerada a partir da implantação desse sistema”, assegurou.
Tudo o que se faz manualmente, explicou, pode ser feito via sistema, de forma prática e segura: cadastrar e gerar relatórios, documentos (detalhamento) das movimentações e processos (por período, localidade, pessoa); no módulo financeiro, facilidade na contabilidade de receitas e despesas, repasses diocesanos, fluxo de caixa com contabilidade gerencial e integração com qualquer sistema contábil; no módulo pastoral, cadastro de sacramentos, habilitação matrimonial, chancelaria online e gestão de fiéis, dizimistas e muito mais.
Comunicados
– Os diáconos transitórios estão em retiro durante esta semana, em preparação à ordenação presbiteral no próximo sábado, 07 de maio de 2022, às 17h, na Igreja Catedral, em Nazaré da Mata-PE;
– Neste mês de maio, abrir as portas das igrejas, animar as comunidades para rezar o terço, a novena. “O mês mariano está no coração das pessoas, do nosso povo. Não ficar só na matriz; abram todas as capelas, soltem fogos. Vamos meditar a Palavra de Deus e intensificar nossas orações a Nossa Senhora”, instigou Dom Lucena;
– Quase todas as paróquias já estão com as provisões do Conselho Paroquial de Assuntos Econômicos (CAEP);
– Em breve, estarão acontecendo nomeações de novos assessores e coordenadores para os diversos movimentos, pastorais e serviços, bem como para as regiões pastorais. Por essa razão, o bispo solicitou um relatório dos assessores e coordenadores vigentes, desse período de três anos, em meio a esse tempo de pandemia, a ser entregue aos que vão assumir. O material deve ser enviado para o e-mail do Secretariado Pastoral Diocesano ([email protected]), até o dia 31 de maio de 2022;
– Não há previsão de abertura da Escola Diaconal, que segue sendo reorganizada e estruturada dentro de um novo formato.