Na reunião do clero deste mês de agosto, vocacional, na última terça-feira (8/8), no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, começou falando de sua experiência na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, de 1 a 6 de agosto de 2023.
“Foi uma sumidade, apesar das críticas da imprensa europeia com relação aos gastos para o evento, bem como à questão dos abusos na Igreja”, declarou Dom Francisco Lucena, que realizou uma catequese na manhã de quarta-feira (2/8), na Paróquia São Pedro de Alverca, próxima de Lisboa. O trecho bíblico proposto foi Lucas 1,39-45 e a temática de reflexão foi “Ecologia Integral”.
“Formidável! Foi uma jornada diferente; não só para a juventude, mas para toda a Igreja. E não só de questionamentos por parte dos meios de comunicação, mas de uma superação que eu acredito que fará a Igreja resplandecer com uma nova inspiração para o mundo todo, de modo especial no que se refere às dimensões da inclusão e do trabalho social”, pontuou.
Referindo-se ao Papa, Dom Lucena comentou que o Pontífice respondeu a todas as questões propostas, inclusive as mais polêmicas, e, apesar de estar o tempo inteiro na cadeira de rodas, mostrou uma força de vontade e um entendimento profundo de todas as realidades apresentadas. “O Papa Francisco é diferente, incansável; todos estavam sintonizados com ele. E a sua declaração de que a ‘Igreja é de todos, todos, todos’ ressoou muito bem”, disse.
ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO (ECC)
Membros do Conselho Diocesano do Encontro de Casais com Cristo estiveram presentes na reunião do clero, para falar um pouco sobre a estrutura e espiritualidade deste serviço. Na ocasião, inclusive, foi entregue aos padres presentes uma cartilha (Guia Prático) com orientações para os diretores espirituais acerca do ECC.
“A paróquia que tem o ECC está alicerçada, tem um batalhão”, afirmou o prelado, recordando que ao lado do Encontro de Casais com Cristo existe a Pastoral Familiar (PF), cada qual com a sua característica e finalidade próprias, e que a meta é que todas as paróquias da Diocese de Nazaré possuam o ECC e a PF.
Tendo em vista este mês vocacional e o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil, Dom Lucena instruiu que é necessário pensar formas de realizar uma catequese eficaz não só direcionada à vocação sacerdotal ou religiosa, mas também para os leigos, na sua vivência cristã autêntica, de modo a fomentar o aumento de matrimônios na Igreja. “A gente não consegue dar formação, às vezes, porque é muito oba-oba. É preciso escolher um tema e explicá-lo, trabalhá-lo bem”, ressaltou.
Composto de três etapas, cada uma com objetivos próprios, o ECC é um serviço da Igreja para evangelizar as famílias, despertando os casais para viver uma vida familiar cristã, assumir tarefas na comunidade, integrar-se nas pastorais paroquiais e ser um instrumento de Deus na sociedade, como bem explicou Evandro Barbosa – coordenador diocesano do ECC juntamente com sua esposa Elaine Araújo.
Sua espiritualidade é fincada nos pilares da doação, pobreza, simplicidade, alegria e oração. Constituem o seu tripé: fraternidade, gratuidade e missionariedade. Tudo isso, bem como seus valores, estão descritos e aprofundados no documento nacional. Por isso, Dom Lucena reiterou que “não se pode fugir do que está proposto no documento”, a fim de que não se perca a essência, a identidade.
O bispo insistiu, ainda, no fato de se evitarem as exceções, que não ajudam, bem como as formas, mas preocupar-se em dar uma resposta pastoral concreta, por exemplo: para casais que não tem disponibilidade de participar integralmente do encontro (organizar-se para o próximo ano – esses encontros devem acontecer anualmente) ou casais que não são casados na Igreja (realizar sacramento do matrimônio antes do encontro, com o devido acompanhamento e preparação).
O diretor espiritual diocesano do Encontro de Casais com Cristo, padre Antonio Lucena, informou, na ocasião, que 22 presbíteros da Igreja Particular de Nazaré estarão participando encontro para diretores espirituais, que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto de 2023, em João Pessoa-PB, de modo a “ajudar na evangelização do ECC nas paróquias”.
O diretor espiritual é uma função exercida pelo pároco ou por um padre da paróquia por ele designado para preservar a unidade, fidelidade e objetivos do ECC, além de orientar a equipe dirigente a participar das atividades programadas pelo conselho diocesano.
Por fim, Dom Francisco Lucena lembrou que este é um trabalho em conjunto e parabenizou todos os integrantes do conselho diocesano pelo esforço e todo trabalho realizado. Conforme orientação do bispo diocesano, todos os seminaristas, antes da ordenação, devem fazer o ECC e também o EJC (Encontro de Jovens com Cristo), de modo a se inteirar e viver a experiência.
CONSELHO DIOCESANO DE PASTORAL (CODIP)
O coordenador diocesano de Pastoral, padre Pedro Nascimento, comunicou que as assembleias das regiões pastorais devem acontecer até o dia 30 de setembro de 2023, como um caminho preparatório para a Assembleia Diocesana de Pastoral, que será realizada no dia 27 de outubro de 2023, sexta-feira, no CDP. Não se criará um novo plano, pois se aguardará o documento final do Sínodo dos Bispos.
Para as assembleias regionais, deve-se retomar o plano pastoral por inteiro, a fim de se elencar três ações que não foram realizadas ou bem vivenciadas nos últimos anos, com enfoque especial para a missão, catequese, dimensão social e meios de comunicação social. Devem participar desses momentos: quatro representantes leigos por paróquia ou área pastoral, padres, diáconos, e um representante da vida religiosa e das novas comunidades por comunidade paroquial.
Além disso, tendo em vista o Jubileu da Encarnação do Verbo 2025, a Diocese de Nazaré, por meio do CODIP, está organizando uma série de lives (uma a cada mês, sempre às 19h30, pelo canal no Youtube da diocese) para estudar alguns documentos da Igreja. O cronograma é o seguinte: 16/08 (SACROSSANCTUM CONCÍLIUM – Pe. Marcos Antonio), 19/09 (LUMEN GENTIUM – Pe. Aluísio Ramos), 17/10 (DEI VERBUM – Pe. Romário Silva), 21/11 (GAUDIUM ET SPES – Pe. Ivan Alves, SDB).
COMUNICADOS DO BISPO DIOCESANO
– Foi fechado o acordo com a seguradora Sul América (aumento de 11%), com relação aos planos de saúde e odontológico;
– Não adiar nem acumular pendências com relação à atualização do sistema financeiro e pastoral Curia Online, visto que, como a contabilidade é terceirizada, os responsáveis, no fim das contas, pela contabilidade geral da diocese, são o bispo diocesano e o contador;
– Dois membros da Comunidade Católica Shalom do Rio Grande do Norte-RN foram recebidos pelo bispo diocesano, que foi com eles até a área da praia (Tejucupapo, distrito de Goiana-PE) para conhecer o local e dar seguimento às resoluções para a possível abertura de uma casa de missão no referido local;
– Todos os padres devem entregar a ficha com as informações para os pedidos dos Folhetos Litúrgicos da CNBB (Igreja em Oração);
– Novos sacerdotes começarão a estudar em breve. O estudo, contudo, não pode atrapalhar a vida pastoral dos presbíteros. “Se o padre não consegue estar nos encontros e reuniões (por causa dos estudos), ele não pode estar à frente de uma paróquia”, disse;
– Foram entregues, na reunião do clero, as provisões para os coordenadores das regiões pastorais, bem como aos coordenadores/diretores/assessores diocesanos dos diversos movimentos, serviços e pastorais. O Setor Pastorais Sociais ainda carece de uma coordenação.
OUTRAS COMUNICAÇÕES
– PF: No dia13 de agosto de 2023 (domingo) é comemorado o Dia dos Pais, que marca a abertura da Semana Nacional da Família (13 a 19 de agosto de 2023), com o tema “Família, fonte de vocações”, em consonância com o 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil. A Diocese de Nazaré despontou no pedido dos subsídios Hora da Família e da Vida (mais de seis mil exemplares);
* No dia 10 de setembro de 2023, será realizada a Romaria Diocesana das Famílias, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Orobó-PE.
– CULTURA E EDUCAÇÃO: A Comissão Diocesana da Cultura e Educação realizou, no dia 30 de julho de 2023, domingo, das 8h às 12h, o primeiro Encontro de Espiritualidade Católica para professores. O evento aconteceu no Mosteirinho e Espaço Reconciliação, em Limoeiro-PE, e contou com 30 representantes (entre docentes e gestores) oriundos da Região Pastoral Limoeiro, onde aconteceu essa experiência-piloto;
* Na manhã do dia 8 de agosto de 2023, terça-feira o padre José Ramos (coordenador da referida comissão) esteve na sede da Gerência Regional de Educação da Mata Norte (GRE Mata Norte), em Nazaré da Mata-PE, realizando um momento de espiritualidade com todos os gestores e adjuntos das escolas estaduais da Mata Norte. Na ocasião, ele falou da Comissão de Cultura e Educação e colocou-se à disposição para trabalhos e ações que propiciem a integração entre Igreja e ambiente escolar.
– CATEQUESE:
* Quatro representantes da Diocese de Nazaré, dentre eles o padre Romário Silva (coordenador diocesano da Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética), estiveram presentes no Nordestão de Catequese, que aconteceu de 21 a 23 de julho de 2023, na Arquidiocese de Teresina-PI. O evento abordou a questão da transmissão da fé na atualidade e os desafios que têm se apresentado no tocante à metodologia de Inspiração Catecumenal;
* Na manhã do dia 5 de agosto de 2023, houve uma formação sobre a Carta aos Efésios, no CDP, em Carpina-PE. A Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB preparou um texto-base com um itinerário de seis encontros formativos para o mês da Bíblia, em setembro, justamente com o tema a “Carta aos Efésios” e lema: “Vestir-se da nova humanidade” (cf. Ef 4,24) – abertos a todos, e não só aos catequistas, encerrando com uma celebração da Palavra. A Diocese de Nazaré vai editar este material e ampliar a sua utilização por todas as paróquias, animadas pelos coordenadores de cada região pastoral;
* 27 de agosto de 2023: acontecerá a primeira concentração dos catequistas, após a pandemia, na Quadra do Colégio Santa Cristina, em Nazaré da Mata-PE, a partir das 7h30 (acolhida, louvor, gincana e missa de encerramento com o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena).