No dia 11 de agosto de 2023, sexta-feira, o secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), padre Genilson Sousa, presidiu a santa missa no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Olinda-PE. Na ocasião, ele falou do tema do 3º Ano Vocacional da Igreja no Brasil: “Vocação: Graça e Missão”.
Acerca da missionariedade, padre Genilson enfatizou a participação de cada batizado na missão de Deus, pela vida, oração e solidariedade. “O seminário é o lugar oportuno do discernimento, da vida em oração por toda a Igreja, e onde tomamos consciência da vocação missionária para toda a Igreja”, disse.
O secretário da POPF destacou a importância da vivência missionária para os futuros presbíteros. “Não devemos temer sair em missão a outros lugares… […] O seminário não é o lugar da conquista pessoal, do nosso mérito, de vencer as etapas, mas onde, juntos, vencemos as dificuldades, os desafios, na sintonia com a Igreja, iluminada pelo Espírito Santo, protagonista da missão”.
* Com informações das POM
MESTRADO EM TEOLOGIA
Neste mesmo dia 11 de agosto de 2023 (sexta-feira), o padre Genilson Sousa, presbítero da Diocese de Nazaré, realizou a apresentação pública de sua dissertação de mestrado, na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), às 9h30, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Teologia.
Sua área de atuação foi em teologia sistemática-pastoral e sua linha de pesquisa em Teologias e Temas de Fronteiras. O tema da dissertação foi: “A singularidade do sacrifício de Cristo: uma abordagem ético-teológica a partir da obra de René Girard”.
A dissertação se concentra em detectar o que levou os seres humanos a buscar a resolução de conflitos através de mecanismos, dentre eles o bode expiatório, o sacrifício de vítimas para apaziguar as relações e conflitos. Ao mesmo tempo, o sacrifício de Cristo quer mostrar a sua ação livre diante das acusações a ele apresentadas. Desse modo, o tema traz luzes para as questões da fé cristã, hoje marcada pela violência, ódio, indiferença, e de como os cristãos entendem essa singularidade do sacrifício de Cristo, na prática, diante de uma realidade marcada pela forte presença desses conflitos.