Neste Ano Jubilar da Esperança, a Diocese de Nazaré realizou nesta sexta-feira, 1º de agosto, o Jubileu das Autoridades Constituídas. Mais de 60 lideranças políticas de municípios da Zona da Mata Norte e do Agreste Setentrional participaram do evento, entre eles, o deputado estadual Antônio Moraes (PP), prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e assessores de comunicação.
A programação teve início às 9h30, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata-PE, com uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. As autoridades foram recepcionadas pela Sociedade Musical 5 de Novembro (Banda Revoltosa).

Em sua homilia, Dom Francisco Lucena ressaltou a importância da presença das autoridades constituídas e reforçou que a política deve ser interpretada como missão e serviço para o crescimento da verdade e do bem.
“Uma boa ação política pode contribuir muito para o desenvolvimento de uma região e das pessoas. A ação política é a forma mais alta de caridade por seu serviço à sociedade e ao bem comum. Esse serviço pode ser verdadeiramente visto como um ato de amor cristão, que nunca é, simplesmente, uma teoria, mas sempre um sinal concreto e um testemunho da constante solicitude de Deus pelo bem da nossa família humana. E que todos sejam enriquecidos pela graça do Ano Jubilar dos 2025 anos do nascimento de Jesus Cristo”, declarou.
Após o término da celebração, as lideranças políticas seguiram para o Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, onde uma palestra foi ministrada, às 11h30, pela economista e professora emérita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Dra. Tânia Bacelar.
Ela apresentou dados sobre a realidade econômica e social da Zona da Mata Norte e Agreste pernambucanos no século XXI, sob a perspectiva do impacto positivo causado pelo investimento industrial nos últimos 25 anos. A economista também destacou como essa evolução econômica é acompanhada pelo desenvolvimento da educação, citando exemplos como o Porto Digital, no Recife, a política de educação integral nas escolas estaduais e o acesso ao ensino técnico e superior.

“Pernambuco melhorou muito nas últimas décadas. No fim do século passado, vivemos um momento difícil porque estávamos perdendo força industrial. E a agropecuária do estado, apesar de ter sinais de uma presença forte em alguns segmentos, tinha um pequeno peso na economia. Então, a atração de um bloco importante de investimentos industriais na primeira década deste século mudou a Mata Norte e, por consequência, o Agreste Setentrional. Primeiro, com a presença do polo cervejeiro, seguida pelo polo automotivo. E para as autoridades, é importante apresentar esses índices diante da complexidade que é dirigir os municípios atualmente, em um momento tão complicado para a economia do mundo e do Brasil”, disse.
Após a palestra, as lideranças puderam participar de um momento de interação, com perguntas e respostas. O prefeito de Bom Jardim, João Francisco (UNIÃO), afirmou que o momento foi bastante oportuno.
“Pudemos observar que a grande ‘mola’, a partir desses investimentos, é a educação. Vimos o quanto isso foi importante e gerou novas perspectivas, preparando a nossa população, por exemplo, por meio da profissionalização, como aconteceu em Goiana. Enquanto gestores, devemos buscar caminhos para preparar a nossa população para mais investimentos”, apontou.
Já a presidente da Câmara de Vereadores de Timbaúba, Marileide Rosendo (PP), agradeceu à Diocese de Nazaré por promover o encontro, dentro do Ano Jubilar, com as lideranças da Mata Norte e do Agreste Setentrional.
“Precisamos cada vez mais buscar condições para nos aperfeiçoarmos, até porque aqui nos reunimos enquanto políticos, representantes dos governos municipais, estaduais. A política é a arte de fazer o bem para a sociedade. São os meios, os mecanismos que encontramos para, juntos, proporcionarmos qualidade aos nossos municípios e ao estado”, afirmou.
O deputado estadual Antônio Moraes (PP) também enfatizou a importância da partilha de fé e formação no Jubileu das Autoridades Constituídas.
“Parabenizo a Igreja e todos os que fazem a Diocese de Nazaré! É muito importante o momento de confraternização entre prefeitos, vereadores, vice-prefeitos; e também tivemos uma palestra muito importante na área de economia”, concluiu.
O encontro das lideranças políticas foi concluído com um almoço, brevemente precedido pela visita ao Auditório Dom Helder Câmara (CDP), com capacidade para mil pessoas, que foi colocado à disposição das autoridades, pelo bispo diocesano, para a realização de encontros, conferências, seminários e assembleias. Mais informações sobre agendamento e valores pelo e-mail: [email protected]
“Renovemos, neste Jubileu, a nossa esperança, pois a esperança nos move”, finalizou Dom Lucena.
Confira alguns registros:








* Com fotos da: Pascom Catedral (Panda Studio)
* Texto de Lucas Arruda (@arrudalucas_)