Coordenadores paroquiais da Obra das Vocações Sacerdotais (OVS) participaram de um momento de confraternização na manhã do dia 28 de novembro de 2021, domingo, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. Há dois anos esse encontro anual não acontecia, em virtude da pandemia da Covid-19.
Além da confraternização e da oportunidade de reencontro, tendo em vista a realidade atual que ainda estamos vivendo, foi apresentado um planejamento com orientações e metas para 2022, no que se refere à manutenção dos seminários diocesanos. Apresentou-se, também, a arte do calendário 2022, que será entregue aos sócios e zeladores como lembrança de fim de ano.
Na ocasião, foram acolhidos novos membros integrados à equipe de coordenação em algumas paróquias: Itaquitinga (São Sebastião), Buenos Aires (Nossa Senhora do Bom Parto), Carpina (São José), Limoeiro (Nossa Senhora da Apresentação e Nossa Senhora do Carmo), Condado (Nossa Senhora das Dores), Lagoa do Carro (Nossa Senhora da Soledade), Paudalho (Divino Espírito Santo), São Vicente Férrer (São Vicente Férrer).
O coordenador diocesano da OVS, Severino Ramos da Silva, agradeceu a presença e o trabalho de todos, pois, mesmo nestes tempos difíceis, as doações não cessaram. Ele explicou que os seminaristas, durante todo o período pandêmico, estiveram estudando de forma remota, e tudo isso só foi possível graças à fidelidade e ao empenho deste “exército” azul e branco.
Uma representação dos seminaristas da Diocese de Nazaré estava presente na confraternização; alguns deles, inclusive, animaram todo o encontro.
O assessor eclesiástico da Obra das Vocações Sacerdotais, padre Diego Roberto, que também participou do momento, reforçou a importância de serem retomadas as atividades presenciais (com os cuidados necessários): adoração ao Santíssimo Sacramento nas quintas-feiras; visita aos sócios com o seminarista no primeiro sábado de cada mês; grupos de evangelização e missão nas comunidades, vivendo a partilha da Palavra. Por fim, o mesmo firmou o compromisso de realizar encontros nas paróquias no próximo ano para fortalecer a experiência missionária e mantenedora da OVS.
O bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, presidiu a missa de encerramento. Em sua homilia, além de destacar a importância das arrecadações e contribuições mensais, enfatizou a necessidade de se vivenciar, constantemente, a experiência de adoração a Jesus no Santíssimo Sacramento.
O encontro com os coordenadores paroquiais da OVS foi concluído com o almoço. Houve, ainda, o sorteio de alguns brindes e a entrega de panetones.