Mais uma área pastoral foi criada na Diocese de Nazaré, desta vez no povoado de Caueiras, em Aliança-PE. A missa de criação canônica da Área Pastoral Nossa Senhora Auxiliadora aconteceu na última sexta-feira, 22 de agosto, memória de Nossa Senhora Rainha, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Na ocasião, tomaram posse o administrador paroquial, padre Marcílio Emmanuel, e o vigário paroquial, padre Moisés Coelho.
Estavam presentes presbíteros do clero diocesano, o seminarista Felipe Marcos (filho de Caueiras), MESCs, coroinhas, fiéis das diversas comunidades, movimentos e pastorais, bem como algumas autoridades constituídas, dentre elas: o Sr. Pedro Freitas, prefeito de Aliança, e a primeira-dama, a Sra. Meryelen Santos; a Sra. Ana Paula de Assis, vice-prefeita de Surubim-PE; além de alguns vereadores.
A leitura do decreto de criação e das provisões do administrador paroquial e do vigário paroquial, respectivamente, foi feita, no início da celebração, pelo padre Tony Morais, chanceler do bispado. Após a leitura, ambos receberam, das mãos do bispo diocesano, as respectivas provisões, bem como as chaves da igreja e do sacrário, diante do qual realizaram um breve momento de adoração.
Em sua homilia, declara que Caueiras vive um momento importante na dimensão da fé, da evangelização e da missão.

“Está criada a Área Pastoral Nossa Senhora Auxiliadora, neste Ano do Jubileu da Esperança, no mês vocacional, neste dia que a Igreja celebra a memória da Bem-aventurada Virgem Maria Rainha, Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, padroeira do nosso Seminário Maior. […] Na comunidade eclesial, os cristãos vivem e se formam discípulos e missionários de Jesus Cristo. A comunidade é uma célula viva da Igreja e o lugar privilegiado no qual a maioria dos fiéis tem uma experiência concreta de Cristo e a comunhão eclesial. As comunidades aqui são chamadas a ser casas e escolas de comunhão. […] A tarefa missionária se abre sempre às comunidades”, disse.
Recordando a memória da Bem-aventurada Virgem Maria Rainha, prosseguiu: “a festa da Virgem Maria Rainha segue, logo após, a solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Sua realeza consiste em ter participado direto da realeza de Cristo, gerando-o no seu ventre e acompanhando sua missão entre os reinos deste mundo e no Reino dos céus. […] Maria não é apenas coadjuvante nessa história. É, ao lado de Jesus, protagonista, e seu papel é fundamental na história da salvação e da construção do Reino de Deus, pois foi através dela que conhecemos a realeza de Cristo e participamos do seu reinado”.
Após a homilia, o administrador paroquial e o vigário paroquial recém-empossados realizaram sua profissão de fé e o juramento de fidelidade à Igreja, em que prometeram “conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica” e desempenhar, com diligência e fidelidade, os “ofícios pelos quais estou estão ligados em função da Igreja”.




Em suas palavras, ao final da celebração, o padre Moisés Coelho externa sua gratidão a Deus e a Dom Lucena pela confiança: “O meu coração se alegra, Dom Francisco, por essa confiança, na certeza de que nós estamos aqui justamente para fazer o Reino de Deus acontecer e crescer. Pe. Marcílio, estou aqui, à sua disposição, para servir nesta área pastoral, futura paróquia”, falou, reiterando que tanto ele quanto o padre Marcílio estão para servir com amor e muita dedicação diante da missão que Deus lhes confia.

Na sequência, o padre Marcílio Emmanuel – que na ocasião celebrava cinco anos de ordenação presbiteral, juntamente com outros irmãos presbíteros presentes –, também expressou seus agradecimentos. “Na sua tão grande bondade, o Senhor nos chama, hoje, para, com Ele, escrevermos este novo capítulo na história desta comunidade. […] Nós nos colocamos, enquanto comunidade, à disposição para servir. Por isso, também, louvamos a Deus pela bênção de tantas comunidades agora formarem a nova área pastoral, futura Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Para que esse sonho venha a se tornar realidade, precisamos caminhar juntos”, enfatizou, agradecendo, ainda, a Paróquia São José de Surubim, onde esteve até então, e a acolhida de todos os fiéis da recém-criada área pastoral.
ÁREA PASTORAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA – CAUEIRAS

A Área Pastoral é “uma determinada comunidade de fiéis na Igreja Particular, confiada a um Sacerdote como o pastor próprio, ainda não erigida como Paróquia por circunstâncias especiais” (cf. cân. 516 §§ 1 e 2), a fim de melhor atender às necessidades espirituais do povo de Deus.
A Área Pastoral Nossa Senhora Auxiliadora, com sede à Praça 15 de agosto, 19, Caueiras, CEP 55890-000, Aliança-PE, desmembrada totalmente da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Aliança, limita-se, ao Norte, com os limites civis dos municípios de Ferreiros e Itambé; ao Sul, com a PE-062; a Leste, com os limites civis do município de Condado; e a Oeste, com os limites civis dos municípios de Timbaúba e Vicência.
Compreende, assim, todos os bairros, sítios, comunidades e capelas que ficam dentro dos limites acima assinalados: Igreja Matriz de N. Sra. Auxiliadora (Caueiras), Capela São Sebastião (Caueiras), Capela São Francisco de Assis (Cohab), Capela N. Sra. do Carmo (Engenho Poço), Capela N. Sra. da Conceição (Usina Aliança), Capela N. Sra. da Lapa (Macujê), Capela N. Sra. do Ó (Tupaoca), Capela N. Sra. do Rosário (Tupaoca), Capela Santa Luzia (Chã do Esconso), Capela N. Sra. de Fátima (Catolé – Estrada de Tupaoca) e Capela Santa Rita (Janqueira – Estrada de Tupaoca).
* Imagem de capa: Prefeitura Aliança