Todos aos anos, a Igreja no Brasil, por meio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos convida a um tempo de reflexão e ação, dentro do tempo quaresmal, através da Campanha da Fraternidade (CF), cuja abertura oficial aconteceu no dia 02 de março de 2022, Quarta-feira de Cinzas.
Neste ano, a CF tem como tema “Fraternidade e Educação” e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Esta é a terceira vez que a Igreja no Brasil aprofunda a temática da educação em uma Campanha da Fraternidade. Nesta edição, a reflexão tem como impulso o Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.
Em sua mensagem para a CF/2022, Francisco destaca o tema como “fundamental para a valorização do ser humano em sua integralidade, evitando a ‘cultura do descarte’ – que coloca os mais vulneráveis à margem da sociedade – e despertando-o para a importância do cuidado da criação”.
O objetivo é promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. “Ao longo da caminhada quaresmal, em que a conversão se faz meta primeira, recebemos o convite para buscar os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação”, convida a presidência da CNBB.
Motivadas por essa temática, a Diocese de Nazaré e a Universidade de Pernambuco (UPE) firmaram uma parceria, para este ano de 2022, com foco na educação e inclusão digital, estreitando a relação Igreja e Universidade. Além disso, foi realizada uma formação diocesana sobre o tema, no dia 05 de fevereiro deste ano, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE.
Para falar sobre o assunto, nós conversamos com o padre Marcos Henrique de Pontes, assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Universitária, que assessorou o encontro diocesano de formação.
PASCOM: Esta é a terceira vez que a temática da educação é abordada na Campanha da Fraternidade. Por que um retorno a essa pauta?
PE. MARCOS: O objetivo é repropor o diálogo sobre a realidade da educação no Brasil, à luz da fé cristã. O caminho de construção da CF 2022 tem como uma de suas motivações a celebração dos 40 anos da Pastoral da Educação no Brasil.
PASCOM: Que novidade e urgência o lema da CF/2022, “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26), instaura no debate sobre a educação em nosso país? Quais os contributos dessa reflexão para a educação no Brasil e em nossa realidade diocesana?
PE. MARCOS: O lema bíblico expressa algo que vai além dos problemas da educação, ao refletir sobre os fundamentos do ato de educar na perspectiva católico-cristã. O nosso Plano Diocesano de Pastoral (2020-2023) visa expandir essa realidade no âmbito educacional nas escolas (públicas/privadas), ou seja, nos espaços confessional e laico.
PASCOM: Que desafios existem, hoje, e precisarão ser superados, para tornar possível uma educação de qualidade, humanizada e abrangente?
PE. MARCOS: A CF 2022, à luz das reflexões do Papa Francisco, é uma oportunidade para reconhecer e valorizar a importante missão da Igreja no âmbito educativo, do Pacto Educativo Global. E neste contexto, da abordagem da educação, o pontífice apresentou dois desejos para a vivência da CF no Brasil, que são: 1) ao olhar para a sociedade hodierna, percebe-se de maneira muito clara a urgência em adotar ações transformadoras no âmbito educativo, a fim de que tenhamos uma educação promotora da fraternidade universal e do humanismo integral, como recordado no convite para um Pacto Educativo Global; 2) Ao mesmo tempo em que se reconhece e valoriza a responsabilidade dos governos na tarefa de auxiliar as famílias na educação dos filhos, garantindo a todos o acesso à escola, deve-se igualmente reconhecer e valorizar a importante missão da Igreja no âmbito educativo (TEXTO BASE DA CF 2022).
Com informações do site: https://campanhas.cnbb.org.br/