Teve início, nesta quinta-feira (16/10), o Jubileu da Cultura e Educação. Uma missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, marcou a abertura oficial da programação, que segue até o sábado (18/10), no Mosteirinho e Espaço Reconciliação, localizado na estrada para Ribeiro do Mel, em Limoeiro-PE.
Na ocasião, houve a bênção e inauguração do ambiente da Mãe da Esperança e o lançamento do livro “Ano Jubilar 2025 em Diálogo”. Organizado pelo padre José Ramos, a obra apresenta reflexões inspiradoras neste vasto campo da cultura e educação, em sua complexa realidade, num tempo marcado pela esperança.


O momento contou com a presença de escolas e comunidades de Limoeiro, bem como pessoas e caravanas de outras cidades. Durante esses dias, além de rezar e assistir ao espetáculo, os visitantes também tem a oportunidade de conhecer o novo espaço dedicado aos Peregrinos da Esperança.
O evento, que une fé, cultura e educação, conta com a mesma programação nos três dias (a entrada é gratuita). Às 17h, recitação do terço aos pés da Mãe da Esperança; às 18h, celebração eucarística (ação de graças pelos educadores e produtores de cultura); e às 19h, o público pode prestigiar o espetáculo “Auto da Paixão de Jesus – Aos Pés da Cruz e da Glória”.
A iniciativa integra as ações da Diocese de Nazaré, da Comissão de Cultura e Educação e do Espaço Reconciliação, com apoio de instituições culturais e educacionais, reforçando o compromisso da Igreja com a promoção da fé e da cultura como instrumentos de transformação social.
Texto de: Jacyara Pimentel (@jacyara_pimentel)