Livro de Hudson Ramos resgata vida e feitos da Madre Agathe Verhelle, religiosa belga que viveu entre os séculos XVIII e XIX
“Duc In Altum: sempre para o alto” é o novo livro do catequista, comunicador social, pesquisador e produtor cultural Hudson Ramos, natural do município de Carpina, Zona da Mata Norte de Pernambuco. A obra literária, voltada especialmente para o público adolescente, tem a missão de apresentar a história de vida da Madre Agathe Verhelle, mulher responsável pela fundação do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã. Em Pernambuco, a congregação religiosa feminina está presente em obras como o Colégio Damas, em Recife, e o Colégio Santa Cristina, em Nazaré da Mata.
Entrelaçando dados históricos e a vivência religiosa católica, o enredo constrói uma prosa envolvente e educativa que elucida o legado de Me. Agathe, líder espiritual de religiosas católicas consagradas, hoje presentes na Europa, na América e na África. A publicação, produzida em formato de e-book (livro digital), conta com ilustrações do designer gráfico Pe. Antonio João Neto, SDB. Estas, por sua vez, são acompanhadas de áudio-descrição, recurso assistivo de acessibilidade comunicacional que favorece o acesso por parte de pessoas com deficiência visual (cegas, com baixa visão ou temporariamente impedidas de enxergar), assinada por Priscila Xavier.
“Este livro foi escrito com muito amor e pensado de forma muito especial. Nele, apresentamos fatos importantes da história de vida da Madre Agathe Verhelle, além dos desafios enfrentados por ela e por suas irmãs Damas”, partilha o autor. Na construção da prosa, adiciona ele, o trabalho de apuração teve papel central. “Por mais que não consigamos congelar o passado e apresentá-lo tal qual ele foi, nós buscamos beber das fontes históricas disponíveis para trazer com segurança os fatos acontecidos e o legado do serviço de tantas e tantos que têm contribuído com o Instituto das Religiosas da Instrução Cristã”, conclui.
LANÇAMENTOS
Com intuito de explorar o potencial pedagógico de “Duc In Altum: sempre para o alto”, a equipe do projeto promoveu, nos meses de junho e julho, ações literárias na Escola Municipal Eliane Carneiro (EMEC), em Carpina, e na Escola de Aplicação Professor Chaves (EAPC), em Nazaré da Mata. Os encontros envolveram mais de 130 estudantes e educadores com dinâmicas de leitura e rodas de diálogo sobre a trajetória do autor, hábitos de leitura e as perspectivas profissionais dos estudantes.
Para a professora de literatura da EAPC, Ana Paula Albuquerque, a ação é enriquecedora e necessária. “É importante os alunos terem contato com autores, porque eles têm em mente a ideia de que o autor é um ser morto, com quem eles não podem conversar e discutir o texto”, opina. Segundo a educadora, o momento de troca “aproxima o leitor da história e da leitura em si, além de mostrar que a escrita não é algo inalcançável, mas que pode estar no cotidiano de todos”.
Além das ações presenciais, um vídeo de lançamento foi disponibilizado, trazendo um pouco do processo criativo por meio de depoimentos da equipe. O vídeo dispõe de tradução em Libras e áudio-descrição e pode ser assistido gratuitamente clicando aqui.
O e-book “Duc In Altum: sempre para o alto” é um projeto cultural financiado com recursos federais da Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, selecionado pelo edital de Ações Criativas, gerenciado pela Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. A obra pode ser acessada gratuitamente através da rede social digital Instagram no perfil @hudsonramos.pe.
Sinopse:
Em meio aos conflitos pela dominação da Bélgica no final do século XVIII e início do século XIX, Inês Marguerite Verhelle, uma jovem determinada e fiel a Deus, busca incansavelmente entrar num convento. Após alcançar seu desejo e ver seu convento ser fechado por ordem do rei Guilherme I, Inês, agora madre Agathe Verhelle, e suas irmãs irão enfrentar poderosos da Bélgica para garantir a abertura e expansão do Instituto das Religiosas da Instrução Cristã.
Sobre Hudson Ramos:
Hudson Ramos Santos das Chagas é mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e bacharel laureado em Comunicação Social, com ênfase em Rádio, TV e Internet, pela mesma universidade. Atualmente, o carpinense atua na área de produção cultural e é diretor geral da Ramos Produções, produtora voltada para assessoria de Comunicação, de Cultura e realizações audiovisuais.