O clero de Nazaré e seu bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, estiveram no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca-PB, no período de 31 de março a 4 de abril de 2025, para vivenciar o seu retiro anual. A programação começou na tarde da segunda-feira (31), com a santa missa e jantar, e foi concluída na manhã da sexta-feira (4), após a celebração de encerramento e uma breve reunião.
O pregador deste ano foi Dom Osvino José Both, Arcebispo Emérito do Ordinariado Militar do Brasil, que, durante os dias de retiro, realizou uma série de meditações acerca da seguinte temática: “o plano salvífico de Deus”.
O retiro espiritual anual do clero de Nazaré contou com meditações, liturgia das horas e ofício das leituras, reflexão e oração pessoal, missas, terço mariano, adoração ao Santíssimo Sacramento, via-sacra e celebração penitencial. No último dia, antes do término do encontro, houve uma breve reunião na qual se realizou a conferência das datas do calendário diocesano, sobretudo as atividades referentes a este Ano Jubilar da Esperança.
“O clero faz viver e resplandecer a Igreja não só pelo que realizam, mas também pelo que são, cheios de esperança. […] Eis a ocasião para renovar o chamado de Deus. É um caminhar de novo até a fonte de nosso chamado”, escreveu Dom Lucena em mensagem aos presbíteros.


