O clero de Nazaré se reuniu com o seu bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, no dia 2 de setembro de 2025, no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. Entre as pautas deste mês estiveram: Assembleia Diocesana de Pastoral, Novena e Campanha Missionária, Pastoral da Sobriedade e Escola Teológica Pastoral. O encontro do clero diocesano acontece, ordinariamente, na primeira terça-feira de cada mês. Na ocasião, são abordados assuntos essenciais à caminhada pastoral da Igreja Particular de Nazaré.
Pastoral da Sobriedade
O primeiro assunto da reunião de setembro foi a Pastoral da Sobriedade. O bispo concedeu a palavra ao coordenador diocesano da referida pastoral, Sinval Rodrigues, que reiterou o convite para o Curso de novos Agentes da Pastoral da Sobriedade, de 17 a 19 de outubro de 2025, e fez um apelo para que os padres escolham e enviem representantes de suas paróquias/áreas para assumirem essa missão.

“Precisamos muito da ajuda de vocês. É um investimento para as diversas comunidades paroquiais. Esse trabalho vem ajudando muitas pessoas a se libertarem de seus vícios. A formação é dada pelo Regional NE2 da CNBB, cuja coordenação conta com pessoas de João Pessoa e Natal. Menos de 20 pessoas para esse momento não é viável”, disse.
Atualmente, só há três grupos em funcionamento na Diocese de Nazaré, nas seguintes paróquias: Nossa Senhora da Conceição (Nazaré da Mata), Nossa Senhora do Desterro (Itambé) e Nossa Senhora do Rosário (Goiana). Uma vez por ano, há uma ação social realizada na cidade de Nazaré da Mata, contando com a ajuda de vários profissionais da área social e da saúde. “E isso também precisa ser ampliado para outras paróquias”, destacou.
O assistente eclesiástico da Pastoral da Sobriedade na Diocese de Nazaré, padre Moisés Coelho, pediu aos presentes que indicassem à coordenação diocesana duas ou três pessoas de suas respectivas paróquias alinhadas à proposta da pastoral mencionada.
Coordenação Diocesana de Pastoral – CODIP
O coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, apresentou a proposta para a realização das assembleias paroquiais e regionais, em preparação à Assembleia Diocesana de Pastoral, que acontecerá no dia 22 de novembro (sábado). Cada região pastoral deve elencar uma ação por pilar (Pão, Palavra, Caridade e Missão) e destacar pontos positivos e desafios durante a vivência do plano vigente neste ano de 2025.

“É importante que seja realizada a assembleia paroquial, a partir da perspectiva de cada paróquia mesmo. Esse resultado deve ser levado para a assembleia regional (com mais ou menos cinco representantes das paróquias), de onde sairá uma síntese com uma ação por pilar. Isso deve ser enviado para o e-mail do secretariado pastoral até o dia 31 de outubro deste ano ([email protected])”, explicou padre Pedro.
Como não será criado um novo plano pastoral, a assembleia deste ano será realizada em um único dia (22/11, sábado), tendo em vista seu caráter avaliativo e propositivo. Das sete ações propostas por cada região pastoral (uma para cada pilar), serão escolhidas duas ações por pilar para compor o encarte VI do plano diocesano para o ano de 2026. Além disso, cada região pastoral deve registrar o que foi possível realizar, neste ano de 2025, a partir das orientações do plano atual.
Dom Lucena ressaltou que, mais uma vez, a assembleia diocesana será na modalidade de avaliação, com propostas (ações e metas) a serem vivenciadas no próximo ano. “O texto das Novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil já está pronto, mas só será discutido e definido na 62ª Assembleia Geral da CNBB, de 15 a 24 de abril de 2026. Somente a partir dele e do Documento do Sínodo será criado o novo plano de pastoral da Igreja de Nazaré”, pontuou.
Novena e Campanha Missionária 2025
Durante a reunião do clero, foi entregue a todos os padres o kit com o material da Novena e Campanha Missionária 2005, como tema “Missionários da esperança entre os povos” e lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5). O material é composto pelo cartaz (foram 10 para cada paróquia), livrinho com a Mensagem do Papa (100 para cada), o subsídio da novena missionária (100 unidades para cada um), envelopes para a coleta missionária (cada paróquia recebeu 750; as maiores receberam 250 ou 500 a mais) e os santinhos (mil santinhos para cada um).
“O único item cobrado às (arqui)dioceses é a novena missionária; todos os outros materiais são disponibilizados gratuitamente pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM). Os senhores já podem ir inserindo toda a dinâmica do mês missionário na pauta das reuniões paroquiais. Esses materiais não devem ser distribuídos aleatoriamente nem devem ser engavetados. Precisam ser trabalhados com as lideranças das paróquias e áreas pastorais, dentro da temática e dinâmica próprias deste ano jubilar”, instruiu Dom Francisco Lucena.
O Pe. Genilson Sousa, atual pároco da Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata-PE, que esteve como secretário da Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), em Brasília-DF, no período de 2021 a 2024, também reforçou a importância da realização dos encontros e da vivência intensa do mês das missões. “São quatro encontros e mais um celebrativo (com terço missionário e adoração ao Santíssimo no roteiro), em sintonia com o Ano Jubilar e a Campanha da Fraternidade. A sugestão, como o bispo já mencionou, é entregar os livrinhos da novena aos líderes de pastoral, para ser estudado com eles”, ressaltou.
Neste ano, a Coleta Missionária acontecerá nos dias 19 e 20 de outubro. A colaboração para o Dia Mundial das Missões tem como finalidade a Evangelização, Animação e Cooperação Missionária. Dessa coleta, 80% são destinados para auxiliar atualmente 1.118 dioceses pobres nos territórios de missão e diversos projetos na África, Ásia, Oceania e América Latina. Também apoia a formação de 80 mil seminaristas. Os outros 20% são para a ação missionária no Brasil.
Comunicações do Bispo Diocesano

– O bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, participará, nos dias 16 e 17 de setembro de 2025, em Lagoa Seca-PB, da reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER). E no período de 17 a 19 de setembro, no mesmo local, o prelado, juntamente com o coordenador diocesano de pastoral, padre Pedro Nascimento, e o representante do clero, padre Alex Antônio, irão participar da 60ª Assembleia Pastoral Regional NE2.
– Dom Lucena orientou os presbíteros a estarem atentos às condições de trabalho e direitos dos seus funcionários, acompanhando-os de perto e tomando as devidas providências para a resolução dos problemas existentes.
– Sobre o repasse dos empréstimos feitos pela Diocese de Nazaré às paróquias, instruiu-os a pagarem em dia para não deixar acumular.
– Acerca dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESCs), o bispo diocesano chamou atenção quanto à formação, acompanhamento e quantidade dos ministros extraordinários em cada paróquia. “Não se pode dispensar ministros sem a devida avaliação e resolução do que for preciso. Deve-se, também, estar atento à escolha dos candidatos a serem ministros extraordinários. Não é o número de ministros que importa, exatamente, mas a qualidade do acompanhamento, formação e serviço que é prestado”, disse.
– Dom Lucena comentou que a Diocese de Sinop, no Mato Grosso, está precisando de padres para a missão. Na próxima reunião do clero, em outubro, excepcionalmente na quarta-feira (8), por ocasião das festividades de N. Sra. do Rosário (no dia 7, terça-feira), o prelado falará melhor sobre o assunto.
Outros comunicados
– ETPNE: o requerimento de matrícula para o ano letivo 2026 da Escola Teológica Pastoral Nova Evangelização (ETPNE) foi enviado para todas as paróquias, bem como a carta com as devidas orientações do bispo diocesano. “Tudo foi mandando com antecedência para organizar melhor o fluxo de trabalho da secretaria”, disse o padre Marcos Antonio, diretor da ETPNE.
São 50 vagas oferecidas para o próximo ano. A mensalidade é de R$ 65,00. As comunidades paroquiais cooperam diretamente com os estudantes, seja no tocante ao transporte ou na própria mensalidade. “As paróquias devem contar com cada um desses estudantes, não só pelo investimento que se faz, mas porque estão sendo enviados para prestar um serviço às suas respectivas comunidades, das quais muitas vezes acabam se distanciando”, pontuou padre Marcos.
O bispo complementou a colocação, salientando que os padres precisam estar atentos a essa realidade e a tantas outras que dizem respeito à evasão pós-período formativo ou mesmo catequético nos diversos âmbitos da realidade pastoral. “Muitos depois de crismados se distanciam da vida paroquial. Estar atento a essa realidade: para acompanhar e engajar. Ter uma inserção prática dessas pessoas na vida da comunidade”, declarou o prelado.
Retomando a palavra, padre Marcos Antonio comunicou que o Curso de Extensão em Catequética (Iniciação à Vida Cristã – IVC), uma parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), será concluído em dezembro deste ano. Marcou-se uma reunião avaliativa, no dia 6 de setembro (sábado), às 9h, com representantes da UNICAP e da Diocese de Nazaré. “Já se vislumbra outra turma para o próximo ano. Há uma proposta de oferecermos o curso de extensão em Ciências da Religião, direcionado, obviamente, a nossa realidade diocesana e pastoral. Mas isso ainda será pensado e definido junto ao bispo diocesano e a equipe da UNICAP”, comentou.
“Nosso objetivo é manter o mesmo padrão, mas não seguindo a mesma temática”, disse Dom Lucena, explicando que a opção pela área de Ciências da Religião deve-se à necessidade de compreender e oferecer um maior suporte ao universo da pastoral escolar e do ensino religioso, por exemplo.
– ECC: o padre Antonio Lucena, diretor espiritual diocesano do Encontro de Casais com Cristo (ECC), falou que todas as paróquias onde há o ECC foram visitadas pela equipe setorial do referido serviço. O objetivo foi convidar os padres dessas comunidades para participar do encontro de formação para diretores espirituais, nos dias 8 e 9 de setembro, no Hotel Jangadeiro. Em Boa Viagem. “Já se inscreveram, até agora, 13 padres. Uma parte dos custos quanto à hospedagem será financiado pelo próprio ECC”, disse.
E concluiu informando que muitos casais do ECC finalizaram a terceira etapa e já podem ser engajados nos diversos movimentos e pastorais para contribuir com a vida paroquial.
– PASTORAL FAMILIAR: padre Ayrton Barbosa, assessor eclesiástico diocesano da Pastoral Familiar, agradeceu aos presentes pelo incentivo à participação de suas paróquias no Jubileu das Famílias, que aconteceu no dia 24 de agosto de 2025, no Parque de Eventos J. Cândido, em Carpina-PE. Também externou sua gratidão à Paróquia São José de Carpina por toda a organização do encontro. O presbítero recordou, ainda, da Semana Nacional da Vida (de 1º a 7 de outubro) e do dia do nascituro (8 de outubro), motivando todos a celebrarem bem este momento, valendo-se do mesmo subsídio usado na Semana da Família, na parte específica voltada à semana da vida.
– COMISSÃO CULTURA E EDUCAÇÃO: o padre José Ramos, coordenador da Comissão Diocesana da Cultura e Educação, disse que a referida comissão está à disposição das paróquias que desejarem implantar a Pastoral da Cultura e Educação.
O sacerdote convidou os presentes para o Jubileu da Cultura e Educação: dias 16, 17 e 18 de outubro, no Mosteirinho e Espaço Cultural Reconciliação, em Limoeiro-PE, com santa missa às 18h e apresentação do Auto da Paixão de Jesus às 19h, nos três dias. A participação é gratuita. O objetivo, também, é levar as escolas para prestigiarem o espetáculo, que será precedido pela declamação de algumas poesias (pelos próprios autores) do livreto “Ano Jubilar 2025 em Diálogo”, produzido pela Comissão de Cultura e Educação.
– ROMARIA DA MÃE RAINHA: quase 700 pessoas da Diocese de Nazaré, entre legionários e famílias acolhedoras, participaram da romaria ao Santuário da Mãe Rainha, em Olinda-PE. O padre Wellignton Maciel, assistente eclesiástico diocesano do Movimento Apostólico da Mãe Peregrina de Schoenstatt (Mãe Rainha), agradeceu aos padres pelo envio das representações paroquiais e afirmou que a Diocese de Nazaré é referência no que se refere ao Movimento Apostólico citado.
Pe. Wellington também disse que estará no município de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, no período de 10 a 16 de outubro, com mais quatro representantes da Diocese de Nazaré, para celebrar o Jubileu dos 75 anos da Mãe Peregrina de Schoenstatt. “No território diocesano de Nazaré, esse Jubileu dos 75 anos será vivenciado em cada comunidade paroquial”, disse.
– ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO: no dia 7 de outubro, aniversário de 30 anos de ordenação presbiteral do padre Jorge Souza. A celebração festiva será na Paróquia N. Sra. do Rosário, em Chã de Alegria, às 19h. Confirmar presença para a organização do jantar.
– APOSTOLADO DA ORAÇÃO: 13 de setembro (sábado), encontro do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ), no CDP, a partir das 8h.
– CÁRITAS: no dia 9 de agosto de 2025, aconteceu o primeiro encontro para a formalização da Cáritas Diocesana, com a presença de representantes do Regional NE2 da CNBB. O objetivo foi compreender melhor qual a missão da Cáritas, a fim de formalizar o trabalho que já tem sido feito pela Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa na Diocese de Nazaré. O encontro reuniu a diretoria e membros do conselho fiscal da Fundação Monsenhor Petronilo, o bispo diocesano, membros do clero diocesano (padres e diáconos permanentes), coordenadores paroquiais e diocesanos das pastorais sociais, seminaristas, religiosos(as) e representantes de algumas paróquias. Até dezembro serão realizados mais cinco encontros. O próximo acontecerá, de forma online, no dia 10 de setembro (quarta-feira), das 19h30 às 21h.
– CODIP: por fim, o padre Pedro Nascimento, coordenador diocesano de pastoral, realizou, como de costume, a conferência das datas do calendário diocesano. E fez alguns lembretes: no dia 29 de outubro (quarta-feira), a partir das 8h30, será a organização do calendário diocesano 2026; e no dia 23 de novembro será o Jubileu dos Leigos, em Nazaré da Mata. “Importante estarmos juntos para vivermos esses momentos fortes”, disse.