Padres e diáconos da Diocese de Nazaré estiveram reunidos na manhã de terça-feira (06), no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE. Na reunião do clero deste mês de outubro, a pauta principal foi a retomada de algumas atividades pastorais, no contexto das comunidades paroquiais, neste tempo de pandemia. As novas orientações, feitas pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, seguem em consonância com o Plano de Convivência do Governo do Estado de Pernambuco.
Os novos direcionamentos permitem a realização de encontros e reuniões, dentro da capacidade limite de cada espaço, tomando-se os devidos cuidados e seguindo as medidas preventivas ainda vigentes, sobretudo o distanciamento e o uso de máscaras. Dentro desses protocolos, missas e atividades que normalmente aconteciam nas capelas e comunidades também já podem ser retomadas.
Desde julho do corrente ano, de forma gradual e adaptada a cada realidade, celebrações e sacramentos voltaram a ser realizados nas igrejas, com o uso de 30% de sua capacidade. Muitas paróquias e áreas pastorais de nossa diocese, inclusive, já têm celebrado seus padroeiros por meio de tríduos e novenários, ainda que dentro dos limites e cuidados necessários e sem as tradicionais quermesses, shows culturais e procissões (ainda não permitidos).
O apelo do bispo diocesano é que os padres estejam próximos, acompanhando a caminhada, sentindo de perto os desafios e necessidades, a fim de tomarem determinadas posturas diante das circunstâncias que forem surgindo. Mais detalhes acerca dessas orientações serão dados em breve, em um novo comunicado oficial.
Encontros abertos e/ou com grandes aglomerações, eventos interparoquiais, visitas porta a porta, peregrinação do santuário de Mãe Rainha e catequese infantil ainda permanecem suspensos. Sobre este último ponto, Dom Lucena propôs um “fechamento anual” para as catequeses de crisma e primeira eucaristia, separadamente (por turmas) – usando, é claro, de bom senso e criatividade. A ideia é proporcionar um momento fraterno e de espiritualidade que renove as forças e esperanças para o próximo ano.
Outras pautas abordadas foram as celebrações do dia de finados e a comemoração da semana da vida e do mês das missões, que seguem adaptadas à realidade atual. Neste ano, a novena missionária – com o tema: “A vida é missão” e lema: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8) – será vivenciada em família e nas próprias capelas e matrizes, culminando com a coleta missionária, nos próximos dias 17 e 18 de outubro. Também para o dia 18 de outubro, dia de São Lucas e dia do médico, o subsídio Hora da Vida propõe a realização de uma missa com bênção especial aos profissionais de saúde – uma justa homenagem àqueles que têm se doado em favor de tantos nesse momento difícil da covid-19.
Ao declarar que a pandemia veio impor-nos novos métodos e instrumentos de evangelização, o bispo pediu o empenho e a criatividade de todos para resgatar nossas tradições, como as celebrações nos cemitérios, por exemplo (com todas as medidas de segurança), e manter viva a fé do povo de Deus através destas semanas temáticas, incluindo a Novena de Natal, que, como destacou, são “oportunidades de reavivar as comunidades”.
Dom Lucena também informou sobre o adiamento, para o próximo ano (sem data ainda prevista), da Assembleia Diocesana de Pastoral e discorreu um pouco sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que encontrará indispensável e urgente aplicabilidade nos diversos serviços administrativos e trabalhos pastorais desenvolvidos na diocese.
Durante o encontro do clero, ainda, aconteceu o lançamento oficial do novo site da Diocese de Nazaré (diocesedenazare.org.br), que foi projetado para ser um espaço de formação, informação e comunhão entre os diferentes organismos diocesanos.