Após serem instituídos no leitorado, no dia 02 de julho de 2022, na celebração da Solenidade de São Pedro e São Paulo, seis seminaristas da Diocese de Nazaré receberam, na noite do dia 06 de agosto de 2022, sábado, o Ministério de Acólito: Acemir Severino, João Barbosa, Leandro Gomes, Paulo Santana, Robson Albuquerque e Wellington Miron.
A missa aconteceu na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Vicência-PE, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Participaram, também, da eucaristia os padres: João Santana (pároco de Vicência), Diego Roberto (assessor eclesiástico diocesano da Obra das Vocações Sacerdotais – OVS), Marcos Dias (Paróquia Nossa Senhora do Desterro, Itambé), José Cleiton (reitor do Seminário Nossa Senhora de Lourdes, Surubim), Marisaldo Barbosa (reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, Olinda), Marcos Antonio (vice-reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos), além de uma religiosa, familiares, membros da OVS e o povo de Deus.
Acerca do acolitado, o bispo diocesano, no início de sua homilia, disse: “o acólito é instituído para cuidar do serviço do altar, auxiliando o diácono e o sacerdote nos atos litúrgicos, sobretudo nas celebrações da santa missa, e distribuir, como ministro extraordinário, a Sagrada Comunhão, quando necessário, especialmente aos enfermos”.
Dirigindo-se aos seminaristas, instruiu-os: “esforçai-vos para viver mais intensamente do sacrifício do Senhor, conformando-vos mais plenamente a ele. Lembrai-vos de que, participando de um mesmo pão com os vossos irmãos e irmãs, formais com eles um só corpo. Servi, portanto, com sincero amor, o Corpo místico de Cristo, que é o povo de Deus, especialmente os fracos, os enfermos; e procedei de acordo com o mandamento que o Senhor deu aos apóstolos na última ceia: ‘Amai-vos uns aos outros como eu vos amei’”.
“O caminho não é fácil”, falou Dom Lucena. E prosseguiu: “o caminho que o Senhor nos propõe nunca foi fácil. Vocês estão neste tempo de formação; ainda tem um bom caminho para caminhar. E quem fizer o caminho fácil, quem quiser construir um caminho fácil, pode se perder. Somente aqueles que tiveram coragem de se deixar, de se abandonar, de entregar, perseveraram até o fim”.
Terminada a homilia, o bispo depõe a mitra e se levanta; todos se levantam também. Os candidatos ajoelham-se diante dele. O bispo convida os fiéis a orar – todos oram em silêncio durante um certo espaço de tempo. Depois, o bispo, de braços abertos, profere a oração de bênção. Em seguida, todos se sentam. O bispo também se senta e recebe a mitra.
Na sequência, os candidatos levantam-se, um a um, e aproximam-se do bispo, que entrega, a cada um, o vaso com o pão a consagrar, dizendo o seguinte: “Recebe o pão para a celebração da Eucaristia, e vive de tal modo que possas servir dignamente a mesa do Senhor e da Igreja”. O acólito responde: “Amém”.
Ao final da celebração, em nome dos seus irmãos, o seminarista Paulo Santana, filho de Vicência-PE, proferiu os agradecimentos ao bispo diocesano, aos reitores, formadores, sacerdotes presentes, aos familiares, à Obra das Vocações Sacerdotais. “A noite de hoje é expressão do amor e da ação de Deus na vida daqueles que ele chama. Hoje, estamos aqui não por mérito nosso, mas simplesmente pela misericórdia e amor que Deus tem para com seus pobres filhos, que ele chama para caminhar mais próximos a ele nas estradas da vida”, expressou.
Fotos e imagem de capa: Pascom Vicência