Será às 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Vaticano e TVs católicas do país
Nesta sexta-feira (27), às 18h de Roma (14h em Brasília, 17h em Portugal), o Papa Francisco convoca os cristãos para mais um momento especial de oração. Ele concederá a bênção Urbi et Orbe, normalmente reservada para o Natal e a Páscoa.
Na ocasião, o Santo Padre presidirá uma oração no átrio da Basílica de São Pedro, com a praça vazia, para clamar ao Céu misericórdia nestes tempos difíceis de pandemia do coronavírus. A Diocese de Nazaré convida todos os fiéis a se unirem ao Papa neste momento único.
“Queremos responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura. Vamos permanecer juntos. Vamos demonstrar nossa proximidade às pessoas mais solitárias e exaustas”, disse o pontífice.
Os fiéis do mundo podem participar espiritualmente através da mídia e sintonizar a cerimônia, que incluirá a Liturgia da Palavra e a bênção com o Santíssimo Sacramento. Transmissão ao vivo pelo facebook do Vatican News e por TVs de inspiração Católica: Canção Nova, Rede Vida, Século 21.
Francisco transmitirá a Bênção Apostólica Urbi et Orbi, dirigida à cidade de Roma e ao mundo. Essa bênção, que normalmente é concedida no Natal e na Páscoa, dará a possibilidade de receber a indulgência plenária.
É uma bênção especial que o Papa normalmente concede apenas duas vezes por ano, pela remissão das penas dos pecados. Nesta ocasião, torna-se ainda mais especial porque as pessoas não podem sair de casa para se confessar, receber comunhão ou simplesmente ir à igreja para rezar.
Ou seja, normalmente, a indulgência plenária é a remissão completa da pena temporal pelo pecado. Não exclui a recepção do sacramento da reconciliação.
O Rito da Benção
O rito é pronunciado em latim, língua oficial da Igreja. A tradução para o português é esta:
Que os Santos Apóstolos Pedro e Paulo, dos quais no poder e julgamento confiamos, intercedam por nós até o Senhor.
R.: Amém.
Que por meio das orações e dos méritos da Santíssima Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de São João Batista, dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, o Deus onipotente mostre compaixão à vós, e quando perdoados todos os vossos pecados, Jesus Cristo vos conduza à vida eterna.
R.: Amém.
Que o Senhor Todo Poderoso e misericordioso vos conceda indulgência, absolvição, e remissão de todos os vossos pecados, espaço para um verdadeiro e frutuoso arrependimento, mesmo o coração arrependendo-se sempre, e a benção da vida, a graça, a consolação do Espírito Santo e perseverança final nas boas obras.
R.: Amém.
E que a bênção de Deus Todo Poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo desça sobre vós e permaneça sempre.
R.: Amém.
* Com informações da Diocese de Campo Limpo
– BAIXE MATERIAL PARA ACOMPANHAR A CELEBRAÇÃO COM O SANTO PADRE HOJE, 27 DE MARÇO: Ascolto della Parola di Dio