Na Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, seis novos diáconos transitórios foram ordenados para a Igreja Particular de Nazaré: Diác. Adriano Pereira da Silva, Diác. Hugo Estevão Mendonça da Silva, Diác. José Francisco de Andrade, Diác. José Ícaro de Lima e Silva, Diác. Marcílio Emmanuel Marques de Souza e Diác. Ronaldo Gomes da Silva.
A Missa de Ordenação aconteceu na noite de ontem (12), às 19h, na Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata-PE, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Membros do clero, familiares, amigos, bem como alguns religiosos(as) e leigos(as), participaram da celebração, que foi acompanhada por muitos fiéis pela página no facebook da Igreja Catedral.
Para o neodiácono Marcílio Emmanuel, a ordenação foi um momento muito marcante e de grande alegria. “Poder estar diante do altar, com nossos familiares, nosso bispo e parte do clero diocesano, e todos que rezaram conosco através das redes sociais, recebendo de Deus sua bênção e sendo confirmados em nossa vocação, foi uma ocasião muito marcante em nossas vidas”, expressou.
E prosseguiu: “Saber que, em tempos tão controversos, somos chamados a ser sinais do ressuscitado onde quer que estejamos é, para nós, uma enorme alegria e responsabilidade ainda maior. No dia da Mãe Aparecida, sentimos sua proteção materna a nos acolher. Rezemos para nunca perder a alegria de evangelizar!”, concluiu.
Em suas primeiras palavras, durante a homilia, Dom Francisco Lucena externou um sentimento de festa. “Hoje é dia de festa, festa da padroeira do Brasil e festa para a nossa querida Diocese de Nazaré. Seis de seus filhos, que receberam no batismo a vocação à santidade, que é seguimento de Jesus Cristo, sentiram-se chamados a uma consagração total. E hoje, com a Virgem Santíssima, dizem: ‘Eis-me aqui, envia-me’ (Is 6,8)”.
Em certo momento, dirigindo-se diretamente aos ordenandos, falou: “Confiem sempre na Virgem Maria, amem sempre a Igreja, nossa mãe. Abandonem-se sempre nas mãos do Senhor Jesus e continuem sempre nesta caminhada. Vocês nunca estarão sozinhos, pois o Senhor nunca abandona os seus filhos. E a Mãe também não abandona os seus filhos. Vocês estão sempre caminhando com a proteção de Nossa Senhora”.
Nos agradecimentos finais, falando em nome de todos, o mais novo diácono transitório, Diác. Adriano Pereira, fez uso das palavras do Papa Francisco, proferidas no Santuário de Aparecida, em São Paulo (24 de julho de 2013): “Sim, Mãe, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria”. Motivado por essas palavras, agradeceu ao Senhor, que chama e capacita, ao bispo diocesano, pelo cuidado de pai e pastor, e aos formadores e reitores que marcaram suas vidas e muito contribuíram no tocante à formação humana e religiosa. Referindo-se aos familiares e amigos, um agradecimento também especial: “Saibam que, muitas vezes, são as orações de vocês que, mesmo distantes, nos fortalecem e estimulam a seguir em frente”, disse.
Em seu pronunciamento, ainda, o Diác. Adriano evidenciou a alegria de serem ordenados no mês missionário: “A Igreja é, por natureza, missionária. E nós, que fazemos parte do corpo místico de Cristo, também somos missionários graças ao batismo. Estamos alegres, hoje entramos na Catedral seminaristas e saímos diáconos. Contudo, não mudamos de posição: de servidores para senhores. Permanecemos instrumentos bem fracos nas mãos do Senhor, como disse Santa Dulce dos Pobres”, declarou.
Confira mais fotos aqui!