Foi encerrada, na manhã de ontem (21), quarta-feira, a Assembleia de Pastoral do Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2). O evento aconteceu de forma remota este ano (pela plataforma Google Meet), em respeito às recomendações sanitárias que limitam eventos presenciais durante a pandemia da Covid-19, e debateu sobre a missão na perspectiva das Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil (DGAE) e da nova encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti.
Em sua 55ª edição, a Assembleia de Pastoral Regional contou com quase 60 participantes, entre bispos, padres, diáconos, religiosos e leigos. Eles realizaram uma avaliação da caminhada da Igreja neste ano de 2020 e, rememorando o encontro que aconteceu em Lagoa Seca-PB no ano passado, destacaram um fortalecimento das ações, apesar da pandemia do novo coronavírus.
Para o bispo diocesano de Nazaré, Dom Francisco Lucena, a Assembleia foi bastante proveitosa. “Concluímos a nossa Assembleia de Pastoral Regional. Este ano de forma remota, três dias, de uma maneira muito simples, nova, mas muito proveitosa. É importante que possamos utilizar sempre os meios de comunicação para estarmos juntos e dinamizando a nossa ação evangelizadora e missionária”, declarou.
Os participantes 55ª Assembleia de Pastoral escolheram a Palavra de Deus como o pilar da vida eclesial do Regional Nordeste 2 para o ano de 2021. A inspiração nas Sagradas Escrituras irá nortear as ações evangelizadoras, pastorais e missionárias da Igreja em Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
“Seguiremos em comunhão com o tema da Assembleia Geral da CNBB do ano que vem, que tem como foco o ‘como’, ou seja, quais ações objetivas podemos executar para encantar novamente nossas igrejas a partir dessa experiência com a Bíblia. É importante destacar que a espiritualidade no nosso Regional, também, deverá ser encarnada na Palavra de Deus para esse caminho missionário em 2021”, afirmou o bispo de Garanhuns e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson.
A partir do mote da Palavra de Deus, a CNBB NE2 irá se dedicar, no próximo ano, a iniciativas que fortaleçam a catequese de iniciação cristã e à formação de pequenas comunidades eclesiais missionárias. Ainda no âmbito da capacitação, inspirado em um projeto da Diocese de Patos (PB), o Regional estudará a criação de uma escola de formações virtuais e permanentes por meio de parcerias com instituições de ensino.
“Estamos articulando uma comissão fixa para a preparação dos subsídios do nosso Regional. Esse grupo ficará responsável pela elaboração dos livrinhos da Campanha da Fraternidade, do Mês de Maio com Maria, da Novena de Natal e acho razoável pensar em um novo subsídio, este para o mês de setembro, Mês da Bíblia, aproveitando esse pilar da Palavra de Deus”, disse dom Paulo Jackson.
Resumo
A 55ª edição da Assembleia de Pastoral Regional começou na segunda-feira (19) com as reuniões, em espaços online separados, do Conselho Episcopal Regional Nordeste 2 (Conser) e dos membros do grupo de Coordenadores Diocesanos de Pastoral (CDP).
Na terça (20), além dos bispos e administradores diocesanos, e coordenadores diocesanos de pastoral, participaram articuladores das Comissões Episcopais de Pastoral, superiores maiores e coordenadores de pastorais, movimentos e serviços.
Esse segundo dia foi dedicado à formação: “Aprendizados, desafios e perspectivas pastorais e missionárias à luz do momento presente e das intuições do Papa Francisco”, que foi apresentado pelo arcebispo de Montes Claros (MG), dom João Justino.
No último dia do evento, os padres Josenildo Tavares e Paulo Diniz fizeram memória das intuições pastorais na última Assembleia de Pastoral Regional. Em seguida, o bispo de Caicó (RN) e vice-presidente da CNBB NE2, dom Antônio Carlos Cruz Santos, abordou o tema: “Na retomada pastoral e missionária do nosso Regional, quais são os elementos que mais sobressaem como apelos?”.
Os pontos mais importantes da Assembleia de Pastoral Regional, assim como os materiais apresentados, serão compilados em uma síntese pela equipe do secretariado. O documento estará disponível, em breve, no site da CNBB NE2.
* Com informações do site CNBB NE2