O velório do Monsenhor Orlando do Nascimento Silva aconteceu ontem (11), terça-feira, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria do Cambucá-PE. O corpo chegou à Igreja Matriz às 05h, e tão logo começaram as visitas de fiéis e autoridades da cidade, bem como de familiares e representantes dos diversos movimentos, serviços e pastorais. O momento foi marcado por orações, súplicas e muita emoção.
Às 10h, houve uma missa de corpo presente presidida pelo Padre Artur Alexandre, da Paróquia São José de Surubim. O bispo emérito de Nazaré, Dom Severino Batista de França, OFMCap, marcou presença ao final da celebração e realizou algumas orações.
Na parte da tarde, exatamente às 15h, foi realizada uma outra missa de corpo presente, desta vez presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. A eucaristia contou com a presença de Dom Limacêdo Antonio (bispo auxiliar de Olinda e Recife), de todo o clero diocesano de Nazaré, religiosas(os), familiares, amigos e fiéis da igreja local e das paróquias por onde Monsenhor Orlando passou (Timbaúba, Limoeiro e Macaparana). Dom Jorge Tobias de Freitas (também bispo emérito de Nazaré) não pôde estar presente, mas enviou uma mensagem por Dom Lucena. A Matriz de Nossa Senhora do Rosário ficou completamente lotada para uma última homenagem ao presbítero.
Após a celebração eucarística, às 16h30, o corpo saiu em cortejo até a cidade de Surubim, cidade natal do padre, onde foi sepultado, às 18h, no Cemitério Público São José.
Monsenhor Orlando faleceu na noite da última segunda-feira (10), aos 64 anos, no Real Hospital Português, no Recife. O sacerdote estava como pároco de Santa Maria do Cambucá, município do Agreste pernambucano, desde 2017.
Nascido aos 19 de outubro de 1955, em Surubim, foi ordenado sacerdote no dia 02 de julho de 1980, no Rio de Janeiro, por São João Paulo II. Portanto, dos 64 anos de vida, 39 foram dedicados ao presbiterato. Chegou a Timbaúba (Paróquia Nossa Senhora das Dores), como vigário, no ano de 1982, e logo tornou-se pároco, assumindo a função até 2008. Monsenhor Orlando também teve passagem por Limoeiro, entre 2008 e 2010, período em que assumiu a Paróquia Nossa Senhora da Apresentação; e depois por Macaparana, na Paróquia Nossa Senhora do Amparo, onde permaneceu por sete anos (2010-2017).