É inegável que, neste tempo de pandemia, e em razão das medidas de isolamento social, os meios de comunicação vêm desempenhando um importante papel no tocante à manutenção e ampliação da missão evangelizadora da Igreja. Eles seguem exercendo o seu importante papel na evangelização, como elementos mediadores das relações e das experiências religiosas, ainda mais num momento desafiador como este.
Na Diocese de Nazaré, além das lives musicais e formativas, bem como das transmissões ao vivo de encontros e celebrações eucarísticas (realizadas pela pastoral da comunicação de cada paróquia e área pastoral), o Programa “Testemunho de Fé”, apresentado pelos padres Pedro Nascimento (Paróquia Divino Espírito Santo de Paudalho) e José Raimundo (Paróquia São Sebastião de Limoeiro), tem ajudado a levar conforto e esperança a muitas pessoas.
Através de reflexões, orientações, músicas, oração e testemunhos, o programa, comenta padre Pedro, tem sido uma companhia diária para muitas pessoas que ainda sofrem por causa do isolamento, da pandemia. “Nós incentivamos as pessoas, inclusive, a preencherem o seu tempo vago, nesse período, com leituras da Sagrada Escritura. E temos colhido bastantes frutos desses momentos”, partilhou.
Segundo o sacerdote, constantemente chegam muitos testemunhos de como o programa está ajudando a compreender e a superar as angústias e até mesmo o sentimento de solidão ocasionados pelos desafios do momento atual. “Muitos tem sido encorajados a enfrentar as situações adversas da vida”, disse.
“Esse programa é o café, a força, a fé, a felicidade das nossas manhãs. Escuto todos os dias”, testemunhou uma ouvinte.
O programa está no ar desde 13 de junho de 2017 e foi criado por ocasião das comemorações do centenário da Diocese de Nazaré, como forma de “ajudar na dimensão da evangelização e fazer o Evangelho chegar, com muito mais força, junto aos fiéis”, declarou padre Pedro, revelando que o programa superou todas as expectativas, conquistando uma aprovação e participação bastante expressivas dentro e fora da diocese.
É transmitido pela Rádio Integração FM 88.5, de Surubim/PE, de segunda a sábado, das 09h às 10h, e pela página do programa no Facebook (Testemunho de Fé). Desde o início da pandemia, a emissora pediu que eles começassem a rezar o terço da divina misericórdia. Esse momento da misericórdia, contudo, acontece apenas na rádio, às 15h, também de segunda à sábado.
Padre Raimundo afirma que esses momentos são uma grande oportunidade para levar a Palavra de Deus e tantos testemunhos de fé a cada vez mais pessoas. “Por meio destes meios de comunicação, sobretudo do Facebook, estamos conseguindo ir além, chegando até mesmo a outros estados e países. Tudo isso contribui para aproximarmos as pessoas e estas de Deus. E isso é muito bom!”, falou.
Sobre o nome do programa, padre Pedro explicou que a ideia foi criar um espaço onde as pessoas pudessem falar das coisas boas que lhe acontecem. “Você liga o rádio, a qualquer hora do dia, e só escuta coisas negativas: assalto, sangue derramado, drogas, invasão, violência. Testemunho de Fé é, portanto, um meio de fazer o resgate das coisas boas que sustentam a fé. E as pessoas sempre têm muito o que contar. E esse espaço serve para ecoar esses testemunhos, comunicando a Verdade, a esperança e fazendo chegar às pessoas uma Boa Notícia”.
O programa “Testemunho de Fé” é dividido em 3 blocos. O primeiro, de 30 minutos, consta de dois momentos: um dedicado à reflexão da Palavra de Deus e outro, após os comerciais, voltado à catequese sobre os mais diversos assuntos. O segundo bloco é o espaço para os testemunhos e pedidos de oração, que acontece através do whatsapp e da participação ao vivo dos ouvintes pelo fone: (81) 99661-9935. A última parte do programa, intitulada “rezando com você”, é um momento de oração a partir dos pedidos dos fiéis.