No último sábado, 21 de novembro, o bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, presidiu duas celebrações eucarísticas nas quais conferiu o Sacramento da Confirmação a 100 jovens e adultos da Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Itambé (PE). Esta não foi a primeira vez que o bispo esteve na referida comunidade paroquial para conferir o sacramento da crisma. Em virtude dos desafios do contexto atual, da pandemia da Covid-19, foram organizadas seis celebrações, quatro na Igreja Matriz, uma na comunidade de Ibiranga e outra no distrito de Caricé.
Em Caricé, a Missa da Crisma aconteceu no dia 31 de outubro, às 19h, em frente à capela de Nossa Senhora do Rosário (ao ar livre). Foram crismados 15 jovens e adultos. Na Igreja Matriz, as duas primeiras celebrações aconteceram no dia 07 de novembro, uma à tarde, às 15h, e outra à noite, às 19h; as duas últimas foram neste último final de semana (21), nos mesmos turnos e horários. Foram crismadas uma média de 50 pessoas por celebração. Participaram desses momentos os padres Genilson Sousa (administrador paroquial) e Marcos Henrique (vigário paroquial).
Para as celebrações, foram tomadas todas as medidas necessárias, diante dos protocolos de segurança contra o novo coronavírus: uso obrigatório de máscara, distanciamento, higienização das mãos e número limitado de participantes. Além da presença dos catequistas, junto com cada crismando poderiam estar apenas o padrinho ou madrinha e mais uma pessoa da família.
Em Ibiranga, 33 crismandos ainda receberão do sacramento. A Missa acontecerá na noite do dia 12 de dezembro, às 19h, na capela de Nossa Senhora das Graças. Ao todo, vão somar 250 jovens e adultos crismados na Paróquia Nossa Senhora do Desterro.
Aos poucos, os recém crismados estão sendo apresentados a alguns movimentos e pastorais, inclusive à Juventude Missionária, como uma forma de se engajarem nas atividades evangelizadoras da igreja local, exercendo o seu papel de discípulos(as) e missionários(as) de Jesus Cristo.
Para o padre Genilson, mesmo em tempos difíceis, foram dias renovadores na comunidade paroquial de Itambé. “Tantos os jovens quanto os adultos ficaram maravilhados com o sacramento da crisma. Com certeza, é o tempo de testemunhar nosso compromisso na missão para a qual Cristo nos chamou e enviou. ‘Eis-me aqui, envia-me’ (Is 6,8)”, disse.