Na do dia 16 de dezembro, quarta-feira, famílias de comunidades de assentamento na Zona da Mata Norte de Pernambuco, acompanhadas pela Comissão Pastoral da Terra do Regional Nordeste 2 da CNBB (CPT NE2), doaram sete toneladas de alimentos à população em situação de vulnerabilidade no município de Timbaúba. Mais de 500 famílias foram beneficiadas.
O gesto de solidariedade é mais uma ação da campanha “Partilhando o Pão e a Esperança”, que tem levado alimentos a pessoas que estão sofrendo com os impactos provocados pela pandemia na região. A entrega dos alimentos contou com a parceria da Paróquia Nossa Senhora das Dores.
Macaxeira, inhame, banana, mamão, coentro, bolo de macaxeira, massa de mandioca e pé-de-moleque foram alguns dos alimentos doados por agricultores e agricultoras das comunidades Dom Hélder, Mariano Sales e Belo Horizonte, localizadas no município de Aliança. Durante o fim dos anos 1990 e início dos anos 2000, essas famílias lutaram pela Reforma Agrária e pela desapropriação de terras improdutivas de Usinas da região. Hoje, partilham com os que mais precisam os frutos dessa conquista.
A Campanha vem sendo realizada desde o início da pandemia pela CPT NE2 e por comunidades camponesas da Mata Norte do estado, e conta com o apoio da Diocese de Nazaré e da AMU (Ação por Um Mundo Unido). Famílias carentes das cidades de Tracunhaém e Vertente do Lério também já foram beneficiadas pelo projeto.
* Com informações e fotos da CPT NE2