“Registramos nossa mais profunda gratidão a Deus pela caminhada deste Primeiro Século de vida e missão, e a todos e todas que contribuíram para a realização desta publicação comemorativa. Esta publicação deve ser um eco do jubileu centenário e da preservação da Memória Diocesana. E que a geração presente e futura possa continuar essa vida e missão” (Editorial).
Estão à venda, nas secretarias de todas as paróquias e áreas pastorais, pelo preço de R$ 10,00, exemplares da Revista Comemorativa dos 100 Anos de Vida e Missão da Diocese de Nazaré (1918-2018).
Em sua palavra de abertura, no início da Revista, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, afirma ser este um tempo de agradecer a Deus pelas graças e bênçãos recebidas. “Não podemos deixar de recordar, com gratidão, dessa história grandiosa e, por vezes, também sofrida; história marcada por eventos e pessoas que contribuíram para a implantação e consolidação da fé, bem como para a proclamação do Evangelho de Cristo”, escreveu.
Nas suas 144 páginas, a Revista traz um conteúdo bastante rico, em fatos e imagens, que atualiza e enaltece a história da Diocese de Nazaré, fazendo ressurgir lugares e pessoas que teceram esse patrimônio espiritual durante o século de sua existência. Papas, bispos, padres, congregações, novas comunidades, movimentos e pastorais; todos são lembrados.
A princípio, há um registro histórico, cultural e social que remonta a origem da diocese centenária, de sua padroeira, e traz, na íntegra, em latim e português, a bula da criação da Diocese de Nazaré, com o decreto de sua respectiva ereção. Há, ainda, nessa parte inicial, um texto explicativo sobre o Brasão de Arma da Diocese de Nossa Senhora da Conceição de Nazaré.
Nas páginas seguintes, é possível ter acesso a uma breve biografia dos papas que ascenderam ao trono de São Pedro e dos metropolitas que governaram a Arquidiocese de Olinda e Recife, da qual a Diocese de Nazaré foi desmembrada (juntamente com Garanhuns e Pesqueira), durante esse período de 100 anos. Há um destaque especial, nesse compilado de biografias, para os bispos diocesanos que marcaram a Igreja Particular de Nazaré com o testemunho de sua caridade pastoral, deixando-nos uma rica herança de vida eclesial.
A Revista Comemorativa faz, também, uma justa homenagem ao clero da diocese centenária, trazendo, num primeiro momento, alguns nomes de presbíteros que desenvolveram suas atividades pastorais no período da criação e instalação da nova diocese. Num segundo momento, são apresentados, fotográfica e nominalmente, todos os sacerdotes e diáconos que, em 2018, desempenhavam seu serviço pastoral, em virtude da incardinação e dedicação a esta Igreja Jubilar.
Foram homenageadas, ainda, duas figuras que fizeram história na Diocese de Nazaré: Monsenhor Jonas, apóstolo das vocações, e Maria de Beata, catequista de vida cristã exemplar e ícone leiga desta diocese.
Em algumas páginas, é feito um registro de todas as congregações religiosas e novas comunidades, bem como dos diversos movimentos, serviços e pastorais; um reconhecimento importante da presença viva, atuante desses organismos no tocante ao trabalho nos campos da espiritualidade, promoção cultural e atuação social.
Uma parte considerável da Revista dos 100 Anos é dedicada às paróquias, áreas e setores pastorais. Organizadas por Região Pastoral, é possível encontrar um breve histórico e a foto da igreja matriz de cada comunidade paroquial, bem como informações variadas, tais como: data da ereção canônica, padroeiro(a) e período da festa, endereço, contatos, número de catequistas, meces e capelas/comunidades, congregações e novas comunidades presentes, dados sobre a cidade, além dos nomes completos do pároco, vigário(s) e diácono(s) em exercício.
Há, também, informações sobre alguns organismos diocesanos: Seminários, Obra das Vocações Sacerdotais (OVS), Escola Teológica Pastoral Nova Evangelização (ETPNE), Escola Diaconal, Fundação Monsenhor Petronilo Pedrosa, bem como sobre o Santuário de São Severino do Ramos e o Instituto Padre Luis Cecchin.
Na seção intitulada “100 Anos de Vida e Missão”, é possível acompanhar, em ordem cronológica, a sucessão de eventos que marcaram as comemorações alusivas ao centenário da Diocese de Nazaré durante o triênio de preparação para a grande celebração festiva (2016-2018): peregrinações, visitas pastorais missionárias, exposição dos 100 anos, romaria interdiocesana, homenagens à diocese, lançamento do selo comemorativo, concentrações regionais, 100 horas de adoração ao Santíssimo Sacramento, I Congresso Eucarístico Diocesano e a solene concelebração eucarística do centenário presidida por Dom Giovanni d’Aniello, então Núncio Apostólico no Brasil.
Nas últimas páginas, uma galeria de imagens com fotos dos principais acontecimentos das comemorações do jubileu, a oração dos 100 anos, o hino do centenário e um texto que aponta para o futuro, que já começou, uma vez que “o jubileu centenário diocesano nos faz olhar para frente, para o futuro, sabendo que a missão do Cristo Redentor, confiada à Igreja, está ainda bem longe de seu cumprimento”. Nossa história continua!