Na Diocese de Nazaré, há um Santuário dedicado à Nossa Senhora de Lourdes. A Gruta de Nossa Senhora de Lourdes (conheça mais aqui) é uma propriedade privada e está localizada no povoado de Umari, em Bom Jardim, Agreste pernambucano, apesar de estar ligada pastoralmente à Paróquia São Sebastião de Surubim, que oferece uma importante assistência espiritual através de celebrações eucarísticas e por meio da atuação de vários movimentos e pastorais.
A igreja fica no interior de duas grandes rochas e possui um altar dedicado à santa e também a São José. As responsáveis pelo santuário são as irmãs Josefa Juvino Ramalho da Silva e Luzia Dias Ramalho de Lima, netas de Severino Dias Ramalho – o responsável por idealizar o projeto de transformação do local em um templo religioso.
Na manhã desta quinta-feira (11), às 10h, o bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, presidiu a missa solene na Gruta de Umari. Concelebraram a Eucaristia os padres Severino Fernandes (pároco da Paróquia Sant’Ana, em Bom Jardim), Antônio Lucena (vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Orobó) e Amaro Manoel (vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, em Surubim). A programação ainda continua no período da tarde: passeio motorizado com a imagem da santa por algumas ruas do distrito de Umari, às 16h, seguido da celebração eucarística de encerramento da festa, às 17h30. A missa será presidida pelo padre Regivânio Maciel (vigário paroquial da Paróquia São Sebastião, em Limoeiro).
O novenário de Nossa Senhora de Lourdes é realizado, tradicionalmente, no período de 03 a 11 de fevereiro. Neste ano, em virtude da pandemia do novo coronavírus, todas as celebrações contaram com um número reduzido de fiéis (tomando-se todos os cuidados necessários – distanciamento, higienização e uso obrigatório de máscara) e foram transmitidas pelas redes sociais do Santuário Gruta De Lourdes Umari e da Paróquia de São Sebastião de Surubim.
História de Nossa Senhora de Lourdes
Nossa Senhora de Lourdes recebeu este título pelo fato de ter aparecido nesta cidade, localizada na França. A aparição de Maria aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1858, numa tarde úmida e fria. A menina Bernadette, de 14 anos e analfabeta, estava procurando gravetos para o lar e teve o privilégio do encontro com Maria. Ela sentiu-se atraída por uma luz que saía de uma gruta, onde estava uma linda mulher de branco, com faixa azul, terço na mão, que a convidava a rezar.
A quem lhe perguntava como era a Senhora, Bernadete fazia esta descrição: «Tem as feições duma donzela de 16 ou 17 anos. Um vestido branco cingido com faixa azul até aos pés. Traz na cabeça véu igualmente branco, que mal deixa ver os cabelos, caindo-lhe pelas costas. Vem descalça, mas as últimas dobras do vestido encobrem-lhe um pouco os pés. Na ponta de cada um sobressai uma rosa dourada. Do braço direito pende um rosário de contas brancas encadeadas em ouro, brilhante como as duas rosas dos pés».
Como era de se esperar, ninguém acreditou na história de Bernadete, mas as aparições continuaram a se repetir. Em 25 de fevereiro, a Senhora pediu a Bernadete que raspasse um lugar na rocha para beber água. A menina obedeceu, raspou a pedra com as unhas e dali brotou um filete de água: a fonte milagrosa de Lourdes.
Curiosa sobre a identidade da mulher com quem conversava, Bernadete perguntou quem era ela. A resposta veio através da voz calma da Virgem: “Eu sou a Imaculada Conceição“.
Preocupados com a história de Bernadete, que dizia ser necessário construir uma capela no local da gruta, as autoridades civis e religiosas acabaram por interditar a gruta de Lourdes.
Mas as aparições continuaram até dia 10 de julho de 1858. Ao todo foram 18 aparições. A mensagem de Nossa Senhora de Lourdes consistia no chamado a conversão, oração do terço e principalmente confirmação do Dogma da Imaculada Conceição, tinha sido declarado pela Igreja em 1854.
Desde 1858 até hoje, contínuas multidões se têm reunido em Lourdes, que se tornou o maior santuário da França. Em 1925, o Papa Pio XI declarou Bernadete bem-aventurada e, em 1933, tornou-a santa. A festa de Nossa Senhora de Lourdes é celebrada dia 11 de fevereiro. O Santuário é marco do amor da Mãe que vem nos ajudar, e nele tem-se alcançado, por intercessão de Nossa Senhora de Lourdes, muitas graças.
É comum encontrarmos em nossas cidades pequenas grutas, construídas pelos devotos de Nossa Senhora de Lourdes. Estes locais são ambientes de oração e mostram a profunda fé de nosso povo na Virgem Maria. Nestas grutas não faltam as imagens de Maria e da pequena Bernadete, além da água cristalina e de flores e folhagens, formando um lugar privilegiado do encontro com Deus.
* com informações do site A12