Cerca de 600 jovens participaram do Dia Nacional da Juventude (DNJ) no último domingo (24), na Paróquia Santa Teresinha, em Cumaru-PE. O evento contou com diversas expressões juvenis das várias cidades da Diocese de Nazaré.
A acolhida e concentração das caravanas aconteceu, às 08h, ao lado do Estádio Municipal. Em seguida, houve um arrastão até o local do encontro, animado pelo jovem João Paulo. Na Quadra da Escola Gilda Bertino Gomes, um show com o Ministério Filhos da Luz, da cidade de Carpina-PE, recebeu todos os participantes e abriu oficialmente a programação do DNJ 2019.
Na sequência, o padre Diego Roberto (Paróquia Sagrado Coração de Jesus, Carpina-PE) realizou um momento de pregação. Em sua partilha, padre Diego falou da importância do jovem, e de seu testemunho cristão, dentro e fora do âmbito eclesial. Convidando, para próximo do palco, os coordenadores de Movimentos e Pastorais, animou: “Jovem, não deixa teu grupo morrer!”. O sacerdote recordou, ainda, que, independente do movimento ou pastoral a que pertençam, a ‘bandeira’ suprema de todos deve ser o Evangelho, deve ser Jesus Cristo.
Após a pregação, aconteceu a Celebração Eucarística, presidida pelo Vigário Geral da Diocese de Nazaré, Pe. Antônio Inácio (Paróquia Nossa Senhora da Glória, Glória do Goitá-PE). Em sua homilia, padre Antônio fez algumas recomendações: “Não nos afastemos da cruz do Ressuscitado, não nos afastemos da comunidade paroquial a que nós pertencemos, não saiamos dos nossos grupos; vamos construir a civilização do amor”, disse. Durante o seu discurso, o presbítero também enfatizou a importância das políticas públicas para os jovens.
Ao final da Santa Missa, o coordenador diocesano do Setor Juventude, padre Paulo Correa (Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Timbaúba-PE), anunciou a paróquia que irá sediar o DNJ 2020: a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Carpina.
Depois do almoço, o primeiro momento da tarde foi a Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo padre Paulo e pelo Ministério Louvor e Adoração de Cumaru. Em seguida, os jovens da cidade de Cumaru, realizaram uma peça teatral que abordou a importância da vida.
O DNJ foi finalizado, às 16h, com um Show da Banda São Francisco do Recife, que animou toda a juventude com um repertório bastante diversificado.
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Neste ano, a temática proposta foi “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização do amor” e o lema “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10), em total consonância com a Campanha da Fraternidade 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”, cujo lema foi “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” (Is 1,27).