A Missa da Esperança foi realizada na manhã de ontem, 22 de fevereiro, às 06h30, na Igreja Catedral Nossa Senhora da Conceição, em Nazaré da Mata-PE. A celebração foi uma homenagem as vítimas da Covid-19 na cidade e um alerta a população local acerca dos cuidados preventivos necessários contra o novo coronavírus.
Em frente à Igreja Catedral, um memorial dedicado às vítimas do coronavírus reuniu fotografias, nomes, idades, bairros, profissão e datas dos falecimentos. Como parte das homenagens, ainda, foi realizado o “badalar dos sinos”, às 06h, e a leitura, durante a missa, dos nomes de algumas vítimas da Covid-19 no município.
“Esta recordação de hoje não é apenas para mexer nos sentimentos, mas também para conscientizar a comunidade de Nazaré”, declarou o Pe. Pedro Francisco do Nascimento, pároco de Nazaré da Mata, em entrevista concedida à Rede Globo Nordeste.
A Missa da Esperança foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e concelebrada pelos padres Tony Morais (vigário paroquial) e Antônio Maria. Participaram da eucaristia, também, o diácono Everaldo Dornelas e um número bem restrito de fiéis, com todos os cuidados necessários (uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e distanciamento social). Toda a celebração foi transmitida pela página no Facebook da Paróquia Nossa Senhora da Conceição.
No início de sua homilia, Dom Lucena manifestou solidariedade às famílias das vítimas e convidou a uma renovação da fé, pela força da unidade: “Estamos solidários com todas as famílias que perderam seus entes queridos, vítimas da Covid-19. Queremos rezar e manifestar nossa solidariedade a todos os nazarenos, para juntos, como uma só família, pela força da unidade, nos animarmos na fé e nos encorajarmos mutuamente diante da experiência difícil que estamos passando”, disse
Em Nazaré da Mata, nos últimos dias, o novo coronavírus tem ocasionado índices mais elevados de óbitos e contaminação, o que, inclusive, tem comprometido os leitos hospitalares na rede pública. Em função disso, na quinta-feira (18), a prefeitura decidiu prorrogar o Estado de Calamidade na Saúde Pública por mais 180 dias, até 30 de junho de 2021. A Prefeitura de Nazaré da Mata afirmou que usará todos os recursos disponíveis (Guarda Municipal, Polícia Militar e Civil) para coibir práticas abusivas, fazer cumprir o presente decreto e fiscalizar aglomerações.
* com informações do NE10
Fotos: Pascom Nazaré