A 19ª Assembleia Diocesana de Pastoral foi concluída, no último sábado (09), com a definição do novo Plano de Pastoral para o próximo quadriênio 2020-2023. Os objetivos gerais, em total consonância com o das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023), enfatizam a evangelização num contexto cada vez mais urbanizado e a formação de discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias. A evangélica opção preferencial pelos pobres e o cuidado com a casa comum também integram os objetivos.
A votação do plano aconteceu na manhã do sábado, a partir de proposições discutidas, em grupo, pelos participantes – que foram divididos por Região Pastoral. Essas discussões aconteceram nos turnos da tarde e noite da sexta-feira (08), após uma exposição sucinta, feita por alguns padres e representantes leigos(as), dos relatórios das assembleias preparatórias realizadas pelas paróquias e regiões pastorais.
Fotos: João Firmino (Pascom Timbaúba)
Foram definidas ações, metas e estratégias para os quatro pilares apontados pelas Diretrizes Gerais, conforme o ideal da casa-comunidade: Palavra (iniciação à vida cristã e animação bíblica), Pão (liturgia e espiritualidade), Caridade (serviço à vida plena) e Ação Missionária (estado permanente de missão).
Algumas das definições compreendem: a descentralização dos ambientes de evangelização e a formação de pequenas comunidades eclesiais missionárias; ações para uma igreja em saída; a iniciação à vida cristã de inspiração catecumenal; a promoção da piedade popular; o fortalecimento e ampliação das escolas da fé e círculos bíblicos; a criação e organização do setor diocesano das pastorais sociais; o investimento na formação de MECEs, ministros da Palavra e de lideranças para a animação litúrgica e para a missão, dentre outras.
Também foi determinada, pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, a realização de atividades que mantenham unidade com o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que acontecerá de 12 a 15 de novembro de 2020, na Arquidiocese de Olinda e Recife, e terá como tema: Pão em todas as mesas, e lema: Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles (cf. At 2, 45-47). Ficou acertado, assim, que todas festas de padroeiro serão animadas pela mesma temática do Congresso. Além disso, no período de 03 e 07 de novembro do próximo ano, todas as paróquias e áreas pastorais da Diocese de Nazaré irão realizar uma semana eucarística, para celebrar e manter comunhão com o Congresso Eucarístico Nacional.
Dom Lucena anunciou, ainda, outras determinações: a de que cada paróquia deve elaborar um plano paroquial, a partir do diocesano, até 31 de março de 2020; a realização de visitas missionárias a todas paróquias e áreas pastorais durante próximo ano (para acompanhar e motivar a execução do plano); e a criação de uma coordenação diocesana dos coroinhas, que será articulada pelo diácono transitório Tony Morais.
Ao término da Assembleia, em sua mensagem final, Dom Lucena agradeceu a presença e o empenho de todos, e convidou-os a somarem forças para vivenciar, com ânimo e fidelidade, o novo Plano de Pastoral da Diocese de Nazaré. A 20ª Assembleia Diocesana de Pastoral já foi definida para os dias 27 e 28 de novembro de 2020.