Cerca de 70 agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) participaram, no último sábado (24), da 1ª Jornada Diocesana de Comunicação (Jordicom). O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE, das 08h às 16h, e contou com a presença de Dom Francisco Lucena, bispo de Nazaré, e do Pe. Jefferson Adelino, assessor eclesiástico da Pascom no Regional NE 2 da CNBB e coordenador da Pascom na Diocese de Caruaru. Missa, conferências, trilhas temáticas e momentos de louvor integraram a programação do evento.
A programação começou, às 08h30, com a Celebração Eucarística presidida pelo bispo diocesano. Em sua homilia, Dom Lucena expôs a necessidade de apoiar e incentivar os trabalhos de comunicação nas paróquias e comunidades, mesmo com todos os desafios, a fim de que o anúncio de Jesus possa contagiar a todos. E afirmou que os meios de comunicação são uma oportunidade para nos tornarmos mais próximos uns dos outros, enquanto comunidade eclesial.
“É importante uma jornada de comunicação. O mundo da comunicação tem avançado em tecnologia, mais ainda é muito desafiador. Existem muitas barreiras. Falta de conhecimento e proximidade. Os meios de comunicação podem ajudar a nos sentirmos mais próximos uns dos outros. Uma boa comunicação nos ajuda a estar mais perto e a nos conhecermos melhor, a sermos mais unidos. Somos nós que fazemos a comunicação e a Igreja. Os muros que nos atrapalham só podem ser superados se estivermos prontos para ouvir e aprendermos uns dos outros. Daí a importância desta breve Jornada”, declarou.
A primeira conferência foi ministrada pelo Padre Jefferson Adelino, que abordou tópicos referentes à missão e à estrutura da Pastoral da Comunicação. Em sua explanação, o assessor eclesiástico da Pascom no Regional NE 2 discorreu sobre a figura do Bom Pastor, fonte e paradigma de toda atividade pastoral; e afirmou, ainda, que as ações fragmentadas não são Pascom, uma vez que seu papel é gerar comunhão a partir de uma comunicação dinâmica, dialógica, multidirecional e banhada de espiritualidade. “O homem é o sujeito da comunicação, um ser em relação”, destacou.
Após breve intervalo para o lanche, a programação foi retomada com a segunda conferência do dia: “Dicas para uma comunicação efetiva”, assessorada pelo missionário da Comunidade Crux Sacra e encarregado de comunicação da Diocese de Nazaré, Dênes de Souza. O comunicador apontou alguns caminhos que podem ser trilhados pelas pascons paroquiais para desenvolverem um trabalho eficaz em suas respectivas comunidades. Segundo Dênes, o principal desafio é partir do contexto, da realidade das pessoas e de suas necessidades fundamentais para, assim, pensar em conteúdos e formatos adequados ao público para o qual se dirigem, com a finalidade de informar e gerar vínculos. “Só dessa forma se estabelecerá uma comunicação efetiva”, enfatizou.
As trilhas temáticas foram realizadas na parte da tarde. Os participantes puderam escolher uma, dentre as quatro opções: O Rádio e sua adaptação à nova era da comunicação (Minitor Fábio Silva); Transmissão – a arte simultânea, ao vivo (Monitor Petrônio Santos); Mundo digital – escrita e leitura (Monitor Edson José); Fotografia: Como se comportar durante a celebração (Monitor Joca Lima). Os frutos do encontro foram partilhados em plenária, após as trilhas, no auditório Monsenhor José Maria de Araújo.
O objetivo do encontro foi dar seguimento aos trabalhos de capacitação e articulação da Pastoral da Comunicação na Diocese de Nazaré, a fim de fortalecer a atuação das pascons nas diversas comunidades paroquiais que a integram. Foi, ainda, uma oportunidade de reciclar os trabalhos já realizados, trocar experiências, criar novas metas e aprofundar as discussões sobre a missão da pascom e do fazer comunicação.
Confira algumas entrevistas: