Cerca de 600 catequistas participaram, na manhã do último domingo (18), de um encontrão na cidade de Carpina-PE. O evento foi promovido pela Comissão Diocesana de Animação Bíblico-Catequética, coordenada pelo Padre Ailton Maciel, e foi sediado pela Paróquia São José.
A programação começou com a acolhida das caravanas (de todas as Regiões Pastorais da Diocese de Nazaré) e a bênção de abertura em frente à Matriz de São José. Em seguida, houve uma caminhada em direção ao Ginásio de Esportes da Escola Salesiana Padre Rinaldi, onde aconteceu todo o encontro – que contou com momentos de louvor, gincana, apresentações culturais e celebração.
A missa Solene da Assunção de Nossa Senhora e de encerramento do encontro foi presidida pelo Padre Ailton Maciel e concelebrada pelos padres Diego Roberto, Jorge José e Monsenhor Orlando. Em sua homilia, padre Ailton destacou os novos rumos que a Diocese de Nazaré têm trilhado no tocante ao processo de iniciação à vida cristã.
Segundo o coordenador diocesano da Comissão Bíblico-Catequética, o objetivo é experimentar e oferecer uma caminhada formativa no estilo catecumenal, baseada em três eixos principais:
1- PROGRESSIVIDADE: O processo de iniciação tem início, mas não tem fim. Ela evolui, mas não é medida por meses ou anos, mas sim pelo próprio processo em si.
2- CENTRALIDADE PASCAL: “Assumir a Páscoa de Cristo como caminho de transformação pessoal para vencer o egoísmo e aprender a amar como Ele nos amou e se entregou por nós. E isso constituirá a razão de nossa identidade: ser outro Cristo. Tudo gira em torno do Tríduo Pascal”.
3- UNIDADE SACRAMENTAL: “Perceber a ação conjunta dos três sacramentos, em um só movimento, para inserir a pessoa no mistério pascal de Cristo. A identidade pascal estabelece a relação entre os três sacramentos e a especificidade de cada um”.
Padre Ailton expressou, ainda, sua felicidade em poder constatar os avanços na caminhada com a comissão diocesana e o cuidado cada vez maior do bispo diocesano para com a iniciação cristã. Recentemente, houve uma reunião com a comissão para se avaliar os passos a serem dados nesse sentido; e a atualização do clero deste mês de agosto abordou a temática da iniciação cristã, sendo assessorada pelo Padre Lelo, doutor em Liturgia.
Dom Francisco Lucena também marcou presença no encontro e, antes da bênção final, deixou sua mensagem de gratidão a todos os catequistas. Em suas palavras, o bispo diocesano de Nazaré declarou que uma comunidade, uma paróquia ou uma diocese sem a iniciação cristã é uma comunidade estéril, não dá frutos; e convidou os catequistas a permanecerem com os corações abertos a Jesus para que eles possam ser evangelizados pelo mestre sempre que o anunciar.
O Encontrão Diocesano de Catequistas era realizado sempre no dia do catequista (4º ou 5º domingo de agosto), porém, a pedido das paróquias, para que os catequistas vivenciem o seu dia na comunidade, o encontro passou a ser realizado no 3º domingo de agosto. O próximo será no dia 16 de agosto de 2020, em João Alfredo-PE.