Representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2 (CNBB NE 2) participaram, na última semana, do curso de formação para coordenadores de pastoral. O evento, que começou na segunda-feira (12) e seguiu até a sexta-feira (16), foi promovido pelo Centro Cultural Missionário (CCM), em Brasília.
No curso, membros das dioceses de Nazaré (PE), Patos (PB), Cajazeiras (PB) e da Arquidiocese de Natal tiveram a oportunidade de discutir sobre as Novas Diretrizes Gerais da Igreja no Brasil. A Diocese de Nazaré esteve representada pelo Padre Genilson Sousa (Paróquia Nossa Senhora do Desterro, em Itambé). O responsável pela formação foi o assessor do Secretariado de Pastoral da CNBB, padre Marcus Barbosa.
O objetivo da capacitação foi fazer com que os coordenadores de pastoral conhecessem e se aprofundassem nas novas diretrizes da CNBB, que são a continuidade do processo de evangelização e animação missionária da Igreja do Brasil. As orientações têm como foco a evangelização no mundo urbano e a formação de Comunidades Eclesiais Missionárias.
Segundo o Padre Genilson, o ponto de partida dessa ação evangelizadora é a atenção da vivência da fé no contexto atual, tendo como base da casa Jesus Cristo e os pilares: palavra, pão, caridade e espiritualidade missionária. “A proposta para as dioceses e paróquias é o incentivo e efetivação desse trabalho em pequenos grupos, de modo especial nas periferias, formando as comunidades eclesiais missionárias. E esse é um caminho aberto para a proximidade e superação dos desafios do tempo presente, no contexto da cultura urbana”, destacou.
* Com informações da CNBB NE 2