A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Ferreiros (PE), junto à Pastoral da Comunicação (Pascom), está oferecendo um curso gratuito de libras para fomentar a inclusão dos surdos(as) nas diversas atividades de evangelização realizadas pela igreja local.
As aulas tiveram início no dia 12 de março do corrente ano, e são ministradas por profissionais que desenvolvem um trabalho voluntário: Márcio Alberto e Sara Lemos (instrutores surdos), Cátia Silene e Elsa Ferreira (professoras idealizadoras do projeto).
O curso é destinado a professores, gestores, família, comunidade religiosa e para a sociedade em geral. Com duração de um ano, ele é dividido em dois módulos: Básico I e Básico II. As aulas acontecem semanalmente, e todo o material é disponibilizado gratuitamente pela paróquia. Até o momento, foram formadas duas turmas.
A conclusão do primeiro módulo foi realizada no dia 12 de julho, com a entrega dos certificados. Finalizaram o módulo 33 alunos. A cerimônia aconteceu no Salão Paroquial, e contou com a presença do pároco da cidade, padre Dijailson Canuto.
Aprenda Libras
A ideia surgiu tendo em vista a preocupação de fazer com que a missão da igreja pudesse chegar a esse público, por vezes tão suprimido das iniciativas eclesiais e também sociais. Uma das metas é contar com a colaboração de intérpretes nas celebrações eucarísticas, para dar assistência tanto àqueles que participam ou gostariam de participar das missas, como aos que acompanham a transmissão via rede social.
Segundo o padre Dijailson, o projeto vem contribuir para que a barreira do preconceito seja quebrada e a inclusão possa acontecer verdadeiramente, mediante uma proposta pedagógica adequada, que busca suprir a necessidade básica da comunicação. Só assim, afirma, será possível viabilizar o acesso ao Evangelho e ao universo do conhecimento de um modo geral.
Além de proporcionar a inserção das pessoas surdas nas atividades evangelizadoras da igreja, sobretudo nas missas, o objetivo da ação é desenvolver o espírito de cidadania e despertar o interesse da sociedade pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) – inclusive para quem quiser se aprofundar na área. A proposta foi firmada na Lei nº 10.436 de 24/04/2002, Art. 2º. E no Decreto de nº 5.626 de 22/12/2005, Cap. IV, Art.14, Inc.V.