O encontro reuniu cerca de 100 pessoas, entre agentes, especialistas da área, leigos e religiosos, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina (PE)
A Diocese de Nazaré sediou o 12º Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde, promovido pela Pastoral da Saúde da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Nordeste 2 (CNBB NE 2). O encontro aconteceu no período de 12 a 14 de julho, no Centro Diocesano de Pastoral, em Carpina-PE, e reuniu cerca de 100 pessoas, entre agentes, especialistas da área, leigos e religiosos.
Nesta 12ª edição do congresso, os participantes refletiram sobre o tema “Como fazer Pastoral da Saúde?”. Para ajudá-los na identificação dos desafios e para traçar novas estratégias para a área, foram promovidas palestras, mesas-redondas e oficinas, bem como momentos de espiritualidade.
Nomes como o bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife e referencial para a Comissão Regional de Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, dom Limacêdo Antônio da Silva; o coordenador nacional da Pastoral da Saúde, Alex Mota; e o coordenador regional da Pastoral da Saúde, padre Evandro Oliveira, integraram a programação do evento.
Segundo o padre Evandro, sacerdote da Diocese de Patos (PB), o objetivo do congresso foi capacitar os agentes antigos e outros que estão chegando, a fim fortalecer a articulação entre os grupos para enfrentar os atuais desafios que se impõem na área da saúde. “É preciso fazer uma releitura da Pastoral da Saúde para reintroduzi-la na Igreja e na sociedade com um novo jeito de ser missionário”, afirmou.
Algumas das temáticas abordadas durante o congresso foram: saúde e segurança alimentar; SUS; sustentabilidade; saúde mental e emocional; saúde única e equilíbrio do ser; terapia comunitária integrativa; a Igreja em saída, dentre outros.
O Congresso Regional de Humanização e Pastoral da Saúde foi encerrado no domingo (14/07), data em que a Igreja faz memória a São Camilo de Léllis, padroeiro dos enfermos. O santo foi lembrado com a palestra “São Camilo – vida e testemunho”. Também no domingo foi promovida a Assembleia Geral Ordinária da Pastoral da Saúde, que definiu planejamento, projetos e prioridades pastorais para a área até 2020, nas quatro províncias do Regional – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
* com informações dos sites: CNBB NE2 e Arquidiocese de Olinda e Recife