Os 12 candidatos ao diaconado permanente foram instituídos acólitos na última sexta-feira, 21 de junho, às 19h, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, em Limoeiro-PE. São eles: Aguinaldo Francisco da Silva, Daniel Cosmo de Arruda Silva, José Carlos de Freitas Paula, José Ferreira da Silva, João Júlio Barreto Filho, Marcelo Barbosa de Pontes, Marcos Agostinho dos Santos, Marco Antônio da Costa Barbosa, Nedson Ximenes dos Santos Júnior, Paulo Gomes Vasconcelos Silva, Reinaldo Severino Marinho, Severino Ramos da Silva Santos.
A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e contou com a participação de sacerdotes e diáconos permanentes da Diocese de Nazaré, além de familiares, amigos e fiéis da referida comunidade paroquial. A cerimônia festiva foi inserida no clima das comemorações pelos 240 anos de criação da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação.
Paroquiano da Apresentação, o pré-diácono Marco Antônio da Costa Barbosa revela sentimentos de gratidão e de alegria por mais uma etapa concluída. “Os dois maiores sentimentos são o de gratidão e alegria. Gratidão a Deus e às pessoas que oraram por nós e nos incentivaram. E alegria, é claro, por termos alcançado mais essa graça – após anos de estudos e desafios superados. Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, buscando contribuir com o engrandecimento da Igreja e do Reino de Deus”, testemunhou.
A partir de agora, como acólitos, eles podem auxiliar os ministros ordenados (diáconos ou sacerdotes) nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, tornaram-se ministros ordinários da Sagrada Comunhão, podendo, assim, distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos.
Em mensagem final, a paroquiana Socorro Vieira recordou o capítulo 5 dos Atos dos Apóstolos (quando da escolha dos sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria para atender as necessidades da Igreja naquele tempo), para homenagear e motivar os 12 candidatos ao diaconado permanente de sua Diocese: “Que vocês levem a presença de Deus a ambientes onde a Igreja, muitas vezes, tem dificuldades; sendo exemplo de vida na família, na comunidade e no trabalho. Estaremos sempre em oração para que vocês desempenhem bem o seu ministério como verdadeiros missionários”, discursou.
Essa foi a segunda etapa na caminhada dos candidatos ao diaconado da Escola Diaconal São Lourenço Mártir, antes da ordenação permanente, que acontecerá no dia 04 de agosto deste ano, às 16h, na Igreja Catedral, em Nazaré da Mata-PE, no encerramento das comemorações do jubileu centenário da Igreja Particular de Nazaré.