Coordenadores paroquiais da Pastoral da Criança na Diocese de Nazaré reuniram-se na última quarta-feira, 17 de março, para uma manhã de espiritualidade e orientações importantes sobre a atuação da referida pastoral neste tempo de pandemia. O encontro aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral (CDP), em Carpina-PE, com todas as medidas de proteção necessárias contra a Covid-19, e contou com 30 participantes. A programação começou às 08h, com o café da manhã, e foi encerrada às 11h30, com o almoço.
O primeiro momento foi conduzido pelo assistente eclesiástico diocesano da Pastoral da Criança, Pe. Alexandre Rufino da Silva (vigário paroquial de Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria do Cambucá-PE), que realizou uma oração inicial e, em seguida, refletiu um pouco sobre o tema da Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) deste ano: “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”.
Na sequência, o coordenador diocesano da Pastoral da Criança, Welison Henrique de Souza, juntamente com os membros da equipe de coordenação diocesana, apresentaram algumas instruções acerca de como as “visitas domiciliares” devem continuar acontecendo neste tempo de isolamento e distanciamento social.
De acordo com as orientações, os líderes comunitários – pessoas voluntárias da própria comunidade paroquial – realizarão seus trabalhos de forma virtual, através de chamadas de vídeo pelo Whatsapp ou mesmo por ligação direta. Todas as informações coletadas precisam ser inseridas no App Visita Domiciliar, desenvolvido pela Coordenação Nacional da Pastoral da Criança, para a atualização dos dados das crianças e gestantes acompanhadas.
O App Visita Domiciliar é baseado nas perguntas do “Caderno do Líder” e pode ser usado em celulares e tablets (disponível no Google Play). Ele não só permite o cadastro de cada criança ou gestante acompanhada, como traz orientações específicas do “Guia do Líder” para a faixa etária ou semana de gestação. Além disso, por meio de suas atualizações, ajudará o líder a acompanhar as principais mudanças em nosso país e levar novas informações para as famílias, como, por exemplo, alterações no calendário nacional de vacinas. O uso deste aplicativo, contudo, é opcional. Quem preferir pode continuar utilizando o Caderno do Líder impresso.
A Pastoral da Criança, organismo de ação social da CNBB, alicerça sua atuação na organização da comunidade e na capacitação de líderes voluntários que ali vivem e assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania, tendo como objetivo o “desenvolvimento integral das crianças, promovendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político” (Artigo 2º do Estatuto).
* com informações do site: pastoraldacrianca.org.br