Na manhã desta terça-feira (20), houve a primeira conversa para a elaboração do Diretório Diocesano para os Sacramentos, anunciado pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, na última reunião do clero, no início deste mês de abril.
O encontro aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, em Buenos Aires-PE. Estiveram presentes o Pe. Pedro Nascimento (coordenador diocesano de Pastoral), Pe. Aluísio Ramos (representante do clero), Pe. Romário José (coordenador da Comissão Diocesana para a Animação Bíblico-Catequética), Pe. André Carlos (cerimoniário diocesano), Diácono Otacílio Vieira (Lagoa do Itaenga-PE), Ir. Maria de Oliveira Bengozi (superiora da Congregação das Irmãs da Providência, em Paudalho-PE) e Hudson Ramos (Secretariado Pastoral Diocesano). Um casal, ainda a ser escolhido, será integrado à equipe, que deve ser composta por representantes do clero, da vida religiosa e do laicato.
O diretório está sendo pensado a partir de quatro partes importantes: a apresentação de Cristo como sacramento do Pai, a Igreja como sacramento universal de salvação, a vida litúrgica da Igreja e os sacramentos, além de dois anexos referentes à preparação do batismo e do matrimônio.
A proposta, ainda, é que este Diretório para os Sacramentos esteja vinculado à catequese diocesana como um todo, tendo em vista às orientações da iniciação à vida cristã de inspiração catecumenal, nesse processo de formação permanente na direção da vida cristã.
Foi feito um calendário de encontros para discussões e estudos posteriores, com a finalidade de amadurecer e estruturar o Diretório. “Nosso objetivo é levar uma proposta em formatação para o bispo diocesano, a fim de que ele corrija, acrescente e/ou faça as emendas necessárias”, informou o padre Pedro. Posteriormente, também, esse material será apresentado ao clero e colocado em discussão nas regiões pastorais para ser melhorado.