Na Semana Santa, período que vai do Domingo de Ramos (14) ao Domingo de Páscoa (21), a Igreja Católica revive os passos da Paixão, Morte e Ressurreição do Nosso Senhor Jesus Cristo. Nós somos convidados a mergulhar profundamente nesse Mistério de Amor. Cada dia desta semana tem um significado especial e merece ser vivido com bastante intensidade e consciência, a fim de que a Páscoa seja, para nós, motivo de alegria e esperança. Jesus venceu o pecado e a morte! Que Ele possa renascer, também, em nossos corações e traga vida aos nossos dias.
Confira a agenda do Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, para esta Semana Santa:
Na Quarta-feira Santa, 17 de abril, Dom Lucena, bispo diocesano de Nazaré, participará da Procissão do Encontro, às 18h30, em Nazaré da Mata. As mulheres sairão da Igreja Santa Teresinha e os homens da Igreja São José. Todos seguem em caminhada até a Praça da Catedral, onde ocorre o encontro doloroso da Mãe e do Filho, através das imagens de N. Sra. das Dores e do Bom Jesus dos Passos. É um momento importante para todos os nazarenos na vivência da Semana Santa. Em seguida, concelebração eucarística na Catedral N. Sra. da Conceição.
Na Quinta-feira Santa, 18 de abril, o Bispo Diocesano preside, na Catedral N. Sra. da Conceição, em Nazaré da Mata, às 8h, a concelebração da Santa Missa Crismal e renovação das promessas sacerdotais, junto com todos padres diocesanos e regulares, os diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, consagrados e consagradas, leigos e leigas da Diocese de Nazaré-PE.
Às 19h, Missa da Ceia do Senhor, Lava-pés, trasladação e Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Catedral N. Sra. da Conceição, em Nazaré da Mata-PE.
Sexta-feira Santa, 19 de abril, celebração da Paixão do Senhor na Catedral N. Sra. da Conceição, em Nazaré da Mata-PE. Às 5h, Via-sacra pública saindo da Igreja de São José para a Igreja Santa Teresinha. Neste dia, o Bispo Diocesano, Dom Lucena, às 9h, presidirá a Via-Sacra no interior da Catedral e, em seguida, ajudará os sacerdotes nas confissões. Às 16h, Ação Litúrgica da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo: Liturgia da Palavra, a adoração da Cruz e o rito da comunhão. Em seguida, procissão com a imagem do Senhor Morto. “Deus santo, Deus forte, Deus imortal, olhai deste povo a fraqueza, piedade, livrai-nos do mal”!
No Sábado Santo, 20 de abril, às 19h, celebração da grande Vigília Pascal na Catedral N. Sra. da Conceição. No átrio da Catedral haverá a celebração da Luz, a bênção do fogo e a preparação do Círio Pascal. O bispo Diocesano, Dom Lucena, segue em procissão até o altar da Cátedra com o Círio Pascal, acompanhado pelo canto Exsultet, proclamação da páscoa. Em seguida, o Bispo Diocesano preside a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística. Em seguida, Procissão do Ressuscitado pelas principais ruas da cidade de Nazaré da Mata-PE.
No Domingo da Páscoa, 21 de abril, às 7h, na Catedral N. Sra. da Conceição, em Nazaré da Mata-PE, o bispo Diocesano, Dom Lucena, presidirá a Missa Solene da Ressurreição do Senhor. Cristo venceu a morte e nos convida a caminhar com Ele rumo à vida nova que Ele nos dá.
Uma feliz Páscoa a todos, renovados na Ressurreição de Cristo!