Nos dias 12 e 13 de abril, a Diocese de Nazaré realizou um retiro de formação para os agentes que atuam na Pastoral Litúrgica. O encontro reuniu 81 participantes das diversas paróquias da Diocese. A formação aconteceu no Centro Diocesano de Pastoral Dom Manoel Lisboa, em Carpina-PE, sob a assessoria do padre Adriano Cuvelo de Souza, da Diocese de Caruaru (PE), que é vice-reitor do Seminário Nossa Senhora das Dores e articulador da Comissão de Liturgia do Regional NE 2 da CNBB. O assessor de liturgia da Diocese de Nazaré, Padre Amaro Manoel da Silva, também vigário de Nossa Senhora da Apresentação em Limoeiro – PE, esteve presente nos dois dias, acompanhando todo o processo formativo.
As atividades do primeiro dia, 12, começaram às 20h, com a apresentação da Comissão Diocesana de Liturgia e de todos os integrantes do encontro. Em seguida, aconteceu a Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, que manifestou sua gratidão por estes dias de aprofundamento litúrgico na Igreja de Nazaré. Após a Missa, houve uma sondagem acerca do andamento das atividades de liturgia desenvolvidas nas paróquias e, na sequência, a eleição para os coordenadores das regiões pastorais da diocese.
No dia seguinte, 13, as atividades tiveram início após a oração da manhã. Os trabalhos foram divididos em dois momentos: 1. Reflexão sobre o objetivo da Reforma Litúrgica do Concílio Vaticano II; 2. Pastoral Litúrgica: Funções e modo de atuação.
Padre Amaro informou que haverá outras edições formativas destinadas aos ministros envolvidos na pastoral litúrgica; e que, no último encontro deste ano, será realizada uma plenária com o objetivo de se avaliar os trabalhos desenvolvidos nas regiões pastorais e nas paróquias.