No último domingo (20), o Bispo Diocesano Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena presidiu a missa festiva da tradicional festa de São Sebastião da cidade de Lagoa do Itaenga (PE). A Celebração aconteceu às 17h, em frente à Igreja Matriz, após a procissão com a venerável imagem do santo padroeiro, que saiu do Centro de Artesanato, às 16h, e percorreu as principais ruas da cidade.
São Sebastião é um dos santos mais conhecidos entre o povo brasileiro; um exemplo de fidelidade e coragem ante os obstáculos da vida, mesmo diante das contrariedades e perseguições. Por causa de sua intercessão e milagres obtidos, ele se tornou padroeiro de muitas cidades e bairros por todo o Brasil. Na Diocese de Nazaré, São Sebastião é padroeiro de cinco paróquias e tantas outras capelas e comunidades espalhadas entre as quatro Regiões Pastorais.
Desde o dia 12 de janeiro deste ano, Dom Lucena tem celebrado em novenas dedicadas ao glorioso mártir. Já esteve na Matriz de São Sebastião, em Limoeiro (PE), e na Matriz de São Sebastião, em Surubim (PE); em Chã do Rocha e Serra de Capoeira, na cidade de Orobó (PE); Lagoa do Oiteiro, em Buenos Aires (PE); e no povoado de Murupé, em Vicência (PE). Para os próximos dias, a agenda do Bispo Diocesano segue da seguinte forma:
27 – Missa Solene de São Sebastião, em Paudalho, às 10h;
27 – Festa de São Sebastião, em Machados, às 19h;
A história do santo
Para impedir que ele fosse venerado, seu corpo foi jogado num esgoto em Roma. O corpo foi encontrado por uma mulher que o sepultou nas catacumbas, no ano de 287. Quase 400 anos depois, o imperador Constantino transportou as relíquias de Sebastião para uma basílica, onde se encontram até hoje. São as Catacumbas de São Sebastião, na Via Appia, em Roma.
É interessante notar o seu empenho em fazer o bem ocultamente, aproveitando todas as circunstâncias para semear alegria, consolo e ânimo para as pessoas próximas, embora sabendo que quando fosse descoberto poderia ter complicações. São Sebastião também pode ser reconhecido por sua prontidão em fazer a Vontade de Deus e enorme espírito de serviço, pois após recobrar a saúde ele se volta para os outros e quer continuar fazendo o bem, sem achar que já fez muito na vida e que agora precisa repousar.
A fortaleza para superar os diferentes tipos de dificuldades e situações foi um traço que marcou a vida de São Sebastião, e ele nos anima a ter o mesmo espírito de confiança total em Deus e audácia cristã para fazer da vida uma caminhada segura rumo à felicidade.