No último sábado, 15 de maio, 11 seminaristas da Diocese de Nazaré foram instituídos no Leitorado. A celebração aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Timbaúba-PE, e foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena. Concelebraram a eucaristia os padres Marisaldo Barbosa de Lima (reitor do Seminário Maior Rainha dos Apóstolos, em Olinda-PE), Andre Carlos Alexandre da Silva (pároco de Timbaúba), José Moraes de Oliveira (vigário paroquial) e Alex Bruno da Silva (vigário da Área Pastoral São Lourenço, em Goiana-PE). Também estiveram presentes representações dos dois seminários da diocese e as irmãs Franciscanas de Maristela.
Dos 11 seminaristas que receberam o Ministério de Leitor, quatro deles são estagiários (Cezar Diego Torres do Nascimento, Gemerson Ferreira da Silva, José Júnior Rodrigues e Rodrigo Justino de Lima) e outros sete estão no 4º ano de Teologia (Álvaro Benicio de Gusmão Bezerra, Edivan de Arruda Vasconcelos, Elias Jordan Travassos de Sousa, João Claudino de Santana Júnior, Júlio César Nascimento Dias, Luiz Felipe da Silva e Maxi Pacífico dos Santos). Eles foram admitidos às Ordens Sacras no dia 16 de fevereiro, durante retiro espiritual realizado no período do carnaval.
A partir deste ministério, eles se comprometem com a missão de serem servidores do Evangelho, levando o anúncio da Boa Nova a todos. É o que partilha o seminarista Elias Jordan: “O ministério do leitorado não se configura como uma espécie de benefício, mas compreende uma responsabilidade, pautada na atividade de leitura, meditação e serviço a nós mesmos, a Cristo e à Igreja, a fim de nos tornarmos mais próximos, íntimos dEle”, disse.
O seminaristas Rodrigo Justino também expressou o significado deste novo passo para a sua caminhada vocacional rumo ao presbiterado: “Tendo a plena convicção de que é necessária uma estreita intimidade com a palavra de Deus, a fim de que, através de minha voz, como canal da graça, todos os homens escutem a voz do Senhor e o reconheçam. Preciso anunciar e proclamar não a minha pessoa, mas a pessoa de Cristo Jesus. Preciso deixar essa Palavra adentrar e fazer morada no meu coração, mas também fazer com que ela envolva o coração humano de amor a Deus e ao próximo”, declarou.
Foi feito um agradecimento especial a todos que os acompanharam ao longo deste caminho: o bispo diocesano, reitor e vice-reitor, diretores espirituais e confessores, professores, familiares, amigos, paroquianos e a Obra das Vocações Sacerdotais (OVS), responsável diretamente pela formação dos futuros sacerdotes para a Igreja Particular de Nazaré.
Quanto ao Ministério do Acolitato, ele será conferido aos seminaristas no dia 19 de junho, às 16h, na Matriz de Sant’Ana, em Vicência-PE.
Fotos: seminarista João Firmino e Pascom Nossa Senhora das Dores (Timbaúba)