A solenidade de Pentecostes, no domingo, 23 de maio de 2021, foi marcada por celebrações eucarísticas e movimentações da campanha “É tempo de cuidar” em todas as paróquias, áreas e setores pastorais da Diocese de Nazaré.
A vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, reunidos no cenáculo, marca o nascimento da Igreja, missionária em sua essência. Por essa razão, toda a Diocese de Nazaré foi motivada a vivenciar essa solenidade também por meio de um gesto concreto de solidariedade.
A proposta de uma ação unificada de arrecadação foi feita pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, na última reunião do clero, no dia 04 de maio. A ideia foi acolhida e aprovada pelo clero e aconteceu no último domingo (23), no dia de Pentecostes.
Cada paróquia organizou, com criatividade e de acordo com a sua realidade, um mutirão para arrecadar alimentos e outros materiais de limpeza, higiene e proteção individual, que serão doados às famílias que sofrem os impactos da pandemia da Covid-19.
As arrecadações aconteceram nas próprias igrejas, durante as missas celebradas no dia de Pentecostes, bem como nas capelas e comunidades, ao longo da semana, tendo em vista as celebrações e atividades referentes ao mês mariano. Além disso, em muitas paróquias, no domingo, integrantes dos diversos movimentos, serviços e pastorais percorreram (de carro, caminhão, caminhonete) as ruas e bairros da cidade para fazer a arrecadação.
Na Paróquia Divino Espírito Santo, em Paudalho-PE, alimentos e outros itens foram arrecadados durante todo o novenário, realizado de 14 a 23 de maio de 2021. No domingo (23), inclusive, a missa solene da festa do Divino Espírito Santo, padroeiro da cidade, às 10h, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco Lucena, e concelebrada pelos padres Artur Alexandre (pároco) e Alex Antônio (vigário paroquial).
“É tempo de cuidar” é uma campanha promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Cáritas Brasileira com a finalidade de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade, diante da pandemia do novo coronavírus, e fortalecer a solidariedade nas igrejas do Brasil. Desde o início da pandemia, milhares de famílias já foram beneficiadas com ações diversas na Igreja Particular de Nazaré.
Imagem de capa: Pascom Paudalho