A missa da Visitação de Nossa Senhora marcou o encerramento do mês mariano na Catedral Diocesana, em Nazaré da Mata-PE, na última segunda-feira, 31 de maio, às 19h. A celebração eucarística, que foi concluída com o momento da coroação da imagem de Nossa Senhora, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, e concelebrada pelo padre Pedro Nascimento (pároco).
“Todo o mês de maio é dedicado à Maria, e o último dia é coroado pela festa daquela jovem que soube ser solidária com a prima idosa, num momento difícil de sua vida, revelando-se, assim, uma mulher solidária com os sofredores e necessitados”, disse Dom Lucena em sua homilia.
Participaram da eucaristia, que foi antecedida pela oração do terço mariano, às 18h30, um número reduzido de fiéis, em razão da pandemia, observando todos os protocolos de segurança: uso de máscara, higienização e distanciamento social.
O momento da coroação de Nossa Senhora foi realizado por membros do Apostolado da Oração e do Movimento Eucarístico Jovem (MEJ). A coroa foi carregada num globo terrestre por representantes das diversas culturas. Na ocasião, um grupo de pessoas entrou na igreja trazendo as bandeiras das nações. “Foi algo belo”, descreveu o padre Pedro.
Antes do momento da coroação, houve uma reflexão acerca do Ano de São José. A reflexão foi acontecendo à medida que a imagem do Patrono Universal da Igreja ia sendo conduzida ao interior da igreja, por um casal. A imagem de São José foi colocada ao lado da imagem de Nossa Senhora da Conceição, padroeira diocesana.
Ao final da celebração, houve uma participação especial da Sociedade Musical 05 de Novembro – ou Banda Revoltosa, como é conhecida –, que fez uma homenagem à Nossa Senhora, tocando a música Ave Maria.
Fotos e imagem de capa: Pascom Nazaré