Agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom) das regiões pastorais Surubim e Orobó participaram, no último sábado, 24 de julho de 2021, de um momento de formação. O encontro aconteceu, às 19h30, de forma remota, pela plataforma Google Meet, e contou com a participação de alguns integrantes e coordenadores, bem como membros do núcleo diocesano, inclusive o coordenador diocesano da Pascom, Pe. Samuel Santos.
A programação começou com uma oração conduzida por Rozelane Alves (responsável pelo regional Surubim), que disse que o encontro formativo foi importante e necessário, visto que são temas pertinentes ao dia a dia da pastoral da comunicação. “O trabalho de anunciar o evangelho sem uma vivência de fé e intimidade com Deus se torna vazio. Que mais momentos assim sejam vivenciados, pois a troca de experiências impulsiona e confirma que não estamos sozinhos na evangelização”, comentou.
Em seguida, João Firmino (regional Timbaúba) deu início à formação sobre a “articulação”, um dos quatro eixos da pastoral da comunicação. Durante a sua fala, enfatizou a necessidade de formação para os agentes, diálogo e comunhão constantes com o pároco ou o administrador paroquial e criação de um plano de ação a partir da realidade paroquial. Outros pontos importantes também foram abordados: características dos agentes da pascom, obtenção de recursos para aquisição e melhoramento dos equipamentos, a transversalidade da pascom e os passos necessários para mantê-la ativa.
Após essas reflexões, os participantes partilharam um pouco de suas vivências pastorais ao longo da pandemia e deram sugestões de como melhorar os meios técnicos para as transmissões nas celebrações (equipamentos, aplicativos, edições etc.).
Na sequência, a responsável pelo regional Limoeiro, Luana Loren, falou sobre a vivência indispensável da “espiritualidade”, outro eixo, como base das práticas e trabalhos realizados pela pascom. A partir de sua colocação, alguns agentes dividiram suas experiências: a hora santa da pascom, a reunião mensal, meditação da Palavra de Deus, participação da Santa Missa, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, oração comunitária e virtual do terço, dentre outros. O encontro foi cerrado com uma palavra de gratidão e bênção concedida pelo padre Samuel.
“A reunião foi muito proveitosa, pois pudemos trocar informações e conhecimentos acerca de como aprimorar os serviços realizados pela Pascom”, partilhou Rosimar Queiroz, coordenador da pascom na Paróquia São Sebastião, em Machados-PE. A coordenadora da pascom da Área Pastoral Nossa Senhora das Victórias, em Vertente do Lério, Wesly Virginia, também definiu a reunião virtual como sendo uma oportunidade de troca de ideias e de grande aprendizado. “Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a pascom, seus feitos, necessidades e, acima de tudo, que não é finita às atividades como transmissão, por exemplo”, disse.
Esses encontros são destinados à capacitação dos agentes da Pastoral da Comunicação na Diocese de Nazaré e reúnem coordenadores e integrantes da Pascom, por região pastoral, para momentos de partilha, formação e espiritualidade. O objetivo é se aproximar um pouco mais da realidade de cada região pastoral para sentir as necessidades, urgências, avanços e promover um espaço para a troca de experiências. Esses momentos são realizados todos os anos, de forma presencial e geralmente nos finais de semana, em um turno. Em função da pandemia, eles estão acontecendo de forma online.